Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Ciência e Tecnologia de Alimentos Ênfase em Cacau e Chocolate
Última atualização: 17/05/2022 - 10:17 horas | Data de publicação: 19/03/2019 - 14:14 horas
Sobre o curso
A proposta deste curso está alicerçada na ideia do modelo de educação que busca na pesquisa, no ensino e na extensão sua legitimidade, já que a indissociabilidade entre eles tem sido o maior desafio para os planos de desenvolvimento institucionais dos recém-criados institutos federais de ensino, que ainda estão em processo de mudança de paradigma. Nesse sentido as atividades de pesquisa e extensão deverão estar presentes como mediadoras durante a formação: a pesquisa como possibilidade de acesso ao conjunto de conhecimentos produzidos, seus modos de produção, bem como instância de reflexão crítica da realidade, e a extensão considerada como possibilidade de interlocução e troca nas perspectivas de intervenção e da investigação da realidade. O curso vem atender um compromisso do IF Baiano/Campus Uruçuca para com a comunidade na qual está inserido e tem como finalidades aprofundar e complementar os conhecimentos na área do desenvolvimento regional sustentável e capacitar profissionais para atender as exigências do mercado de trabalho em plena transformação.
Objetivos
Capacitar profissionais técnicos e pesquisadores vinculados à administração pública ou privada e profissionais liberais interessados na temática da ciência e tecnologia de alimentos, com ênfase em cacau e chocolate através da compreensão das cadeias de valor dos produtos regionais, sobretudo a cadeia de valor do cacau/chocolate e suas 6 peculiaridades. Também são trabalhados as temáticas da sustentabilidade, agroecologia, agricultura familiar, desenvolvimento e inovações tecnológicas, desenvolvimento territorial.
Público-Alvo
O público-alvo do programa são graduados (titulação mínima exigida) em curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação e que tenham alguma relação com a temática da ciência e tecnologia de alimentos, com ênfase no desenvolvimento da cadeia de valor cacau e chocolate.
Ingresso
Através de editais específicos.
Contato
Coordenador: Ivan de Oliveira Pereira
Contato: ivan.pereira@ifbaiano.edu.br

Saiba mais sobre o Projeto Pedagógico em: https://goo.gl/zUbGfL

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Uruçuca

Rua Dr. João Nascimento – S/N – Centro, Uruçuca-Bahia, CEP: 45680-000
Tel.: (71) 99345-7955

Diretor: Josué de Souza Oliveira
E-mail: gabinete@urucuca.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br