Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Campus Uruçuca participa do III Festival do Chocolate
Atualizado em 9 de julho de 2011 às 3:17 horas | Publicado em 7 de julho de 2011 às 21:43 horas

Entrada do Festival

O Instituto Federal Baiano auxilia na organização e é um dos patrocinados do III Festival do Chocolate da Bahia, que está ocorrendo em Ilhéus dos dias 06 a 10 de julho de 2011, no Centro de Convenções. O evento reúne especialistas de chocolate do Brasil e do exterior e conta com quarenta e seis expositores entre fabricantes de chocolates e fornecedores de equipamentos e serviços para o setor. Segundo estimativa dos organizadores, cerca de dez mil pessoas visitarão a feira.

 Dentre os participantes, o Instituto Federal baiano de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBAIANO) marca presença através do Campus Uruçuca com a presença de stand de demonstração e degustação de produtos e professores palestrantes, a saber, prof. Ms. José Rodrigues, com a palestra “Possibilidades turísticas e valorização à Cadeia Produtiva do Cacau”, com o objetivo de sensibilizar o trade turístico e empreendimentos potenciais para as seguintes possibilidades: agregação de valor ao destino turístico da Costa do Cacau via produção associada ao turismo (Mata Atlântica, produção, história e cultura do Cacau), tendo como público-alvo empreendimentos potenciais, vinculados ao conceito produção associada ao turismo e ao trade turístico prioritariamente, agências, receptivos e associações representativas do segmento e o Prof. Ms. Durval Libâneo, que fará de diferentes palestras a respeito da produção de cacau, dentre elas, “Produção de cacau Fino ou Gourmet em Cooperativas do Sul da Bahia” e “Projeto Indicação de Procedência Cacau Bahia”. O Prof. Durval é também, um dos realizadores deste Festival desde a sua primeira edição através do Instituto Cabruca, na atualidade está Presidente da Câmara Setorial Nacional do Cacau.

Da esquerda para a direira: José Rodrigues, camila Gesteira, Josué Souza e Diogo Gomes

O Campus conta ainda com a presença dos professores Josué de Souza Oliveira, Coordenador do Núcleo de Tecnologia de Alimentos, com a socialização do projeto “Desenvolvimento de doces de leite pastoso com diferentes níveis de massa de cacau”, desenvolvido com alunos do curso de Téc. de Alimentos, que tem como objetivo principal desenvolver doces com diferentes concentrações de massa de cacau, visando testar a aceitação sensorial do produto. O professor ressalta que a produção utiliza uma tecnologia nova, diferenciando-se dos produtos atualmente no mercado – feitos, basicamente, com pó de cacau alcalinizado. De acordo com o mesmo, esse produto é um aproveitamento direto da amêndoa torrada e moída direto no doce. Os doces produzidos são pastosos e de corte e estarão disponíveis para degustação. Estão expostos também outros produtos produzidos na fábrica do instituto, tais como, geléia de cacau, banana, banana com açaí e açaí.

Da esq. para dir. PÇrof. Rafael, alunas Jamile e Niébly (Tec. Alim.), dentista Rebeca

Outro trabalho de extensão em exposição no stand é o trabalho desenvolvido pelo prof. Diogo Gomes, também com alunos do curso de Téc. em Alimentos, intitulado “Perfil dos produtos da gastronomia regional derivados do cacau na Costa do Cacau”. As orientandas do projeto, Niebly Tófolo e Jamile Chagas realizarão questionários com os participantes, com o objetivo de identificar e divulgar, via blog, o mapeamento dos produtos regionais com características artesanais, na Costa do Cacau. As alunas apresentarão ainda pôster do projeto, no stand.

  

 
 
 
 
 
 
 

Stand do Campus Uruçuca

Destaca-se ainda a participação da técnica Camila Gesteira na organização do stand e da pesquisadora Morgan Lolita Dalido, Métiers dês Arts Culinaires at Arts de La Table e Gastronomy Specialist, em intercâmbio entre o IF Baiano e a Universidade de Angers (França), com a aplicação de questionário visando a identificação do perfil do turismo envolvendo cacau e chocolate na região Sul baiana, o tipo de público, o conhecimento dos mesmos a respeito dos Institutos de cacau da região e se há uma política de turismo em torno do cacau – chocolate. 

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Uruçuca

Rua Dr. João Nascimento – S/N – Centro, Uruçuca-Bahia, CEP: 45680-000
Tel.: (71) 99345-7955

Diretor: Josué de Souza Oliveira
E-mail: gabinete@urucuca.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br