EMARC SEDIA REENCONTRO DE EGRESSOS APÓS 40 ANOS
Atualizado em 14 de julho de 2011 às 12:22 horas | Publicado em 14 de julho de 2011 às 12:22 horas

Alunos egressos da EMARC/Uruçuca, do período de 1969 a 1971, vindos de diversas cidades da Região Cacaueira da Bahia e Espírito Santo, reviveram o passado ao se reunirem nos dias 08 e 09 de julho, em Ilhéus e Uruçuca/EMARC. Esta turma foi a menor que passou pela a escola nestes 46 anos de existência. Por ser uma turma pequena (19 alunos) e de faixa etária entre 17 e 19 anos, e apenas dois acima de 21 anos, foi fácil a união nos três anos de internato, naquela unidade de ensino.

Aqueles jovens técnicos agrícolas de 1971, hoje já na terceira idade, tomaram caminhos diferentes, exercendo diversas outras profissões e alguns já aposentados. Dessa turma, três são advogados, quatro bancários, quatro agrônomos, dois empresários, um engenheiro químico, um administrador de fazendas de cacau, um economista/sociologia rural e dois técnicos agrícolas. E in memorian – registraram o falecimento do colega Jonas Batista Ferreira, que trabalhou por muitos anos no Escritório da Ceplac na cidade de Uruçuca. Os demais atualmente residem em Manaus (2), Salvador (1), Aracaju (1), Viçosa (1), Itamaraju (1), Ipiaú (1), Itabuna (3), Canavieiras (1), Barreiras (1), Coaraci (1) e Ilhéus (5).

O reencontro foi motivado devido ao fato de que, no dia da formatura, os mesmos fizeram um juramento de se reunirem aos vinte e aos quarenta anos de formados. Assim, no último dia 08, a turma de técnicos agrícolas reencontrou-se numa pousada em Ilhéus e, no dia 09, na EMARC, atual IFBaiano Campus Uruçuca.

O reunião foi marcada por muita alegria e descontração. Foram relembrados episódios daqueles três anos dos idos anos de 1969 a 1971, atravessados pelo clima de repressão motivado pela ditadura militar, mas também recordaram seu posicionamento contrário ao regime de 64.

No sábado, já na EMARC, houve o hasteamento das bandeiras do Brasil, Bahia, Uruçuca, Ceplac e IF – Baiano. Logo em seguida, uma celebração religiosa, seguida de um breve intervalo para um chocolate com prosa, entre os colegas, professores e servidores da Ceplac da época. Após, um túnel do tempo – “Tempestade de Sentimentos”, onde falaram todos os colegas, professores, diretores e servidores presentes – momento que emocionou a todos.

Além dos alunos, do período de 69 a 71, estiveram presentes o ex-diretor Augusto Monteiro (1970-1971) e os ex-professores João Luiz de Souza Calmon, Dalila Gramacho Calmon, Dr. Ronaldo Farias, Walter Silva Serra, Jairo Cunha, Cláudio Menandro Pires D’Ávila, Hélio Bento, Omar Andrade da Silva, Juarez Duarte, Leda Barbosa, Elson Marques, Carlos Alverto Vasconcelos de Araújo e Nelson Marques, e funcionários Ariberto Vasconcelos de Araújo, Pedro Alves Filho, Rubens Vieira, Hidelgardo Lopes Pessoa da Costa, Jorge Américo, Raimundo Macário Novais, Idelfonso Nery Barreto, Paulo Pinto, Benevaldo Machado dos Reis e José Carlos Soares Santos.O encontro contou ainda com a presença do atual diretor do IFBaiano, Professor Euro de Oliveira Araújo. Entre alunos (e parentes), professores e funcionários foram 51 participantes.

O pronunciamento final coube ao atual diretor da EMARC/IF – Baiano, o Senhor Euro Oliveira de Araújo que fez questão de elogiar a união desta turma, pois como ele mesmo disse: quarenta anos não são quarenta dias e sim quase meio século. Achou tão oportuno aquele evento para sua gestão, que em razão disto e pelo sucesso, já pretende colocar em seus planos um “encontrão” em 2012, reunindo todos os emarqueanos possíveis, quando em definitivo a EMARC, passa para a responsabilidade total do Instituto Federal Baiano, onde além de cursos técnicos de nível médio serão implantados cursos superiores.

Fontes:

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Uruçuca