Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
IF Baiano promove o I Seminário sobre Sistemas de Posicionamento por Satélites
Atualizado em 25 de julho de 2011 às 4:43 horas | Publicado em 24 de julho de 2011 às 4:42 horas

No período de 08 a 10 de agosto de 2011, acontecerá, no Campus de Uruçuca, o I Seminário sobre Sistemas de Posicionamento por Satélites – GNSS/GPS do IF Baiano. O objetivo da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação e do Campus Uruçuca, ao promoverem este evento, é discutir com a comunidade docente e discente sobre as novas tecnologias de posicionamento e a sua aplicação no georreferenciamento de imóveis rurais.

cartaz_sateliteDurante o Seminário, além das palestras sobre a pesquisa no Instituto e sobre georreferenciamento de imóveis rurais, que serão proferidas pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação do IF Baiano, Vandemberg Salvador, haverá uma palestra sobre Ciência, Técnica e Sustentabilidade, no dia 08/08, proferida pelo professor Manoel Fernandes de Sousa Neto, da Universidade de São Paulo (USP).

O professor Manoel é doutor em Geografia Humana, pela USP, e possui vasta experiência na área de Geografia, com ênfase em História do Pensamento Geográfico, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia, educação, políticas públicas, história da geografia e geografia política. No dia 09 de agosto, o professor fará a palestra no Campus Valença, durante o II Encontro de Coordenadores de Pesquisa do IF Baiano.

GNSS – A popularização de Sistemas de Posicionamento Geodésicos por Satélites (GNSS) viabilizou o conhecimento da posição de um determinado objeto na superfície terrestre, através de coordenadas referenciadas a um sistema geodésico. A busca incansável pelo posicionamento mais preciso através de rastreadores mais compactos e de rápida aquisição levaram ao desenvolvimento de vários sistemas.

O primeiro sistema de posicionamento por satélite surgiu na década de 60, denominado de Navy Navigation Satellite System (NNSS), também conhecido como Transit (ou ainda Oscar) e foi usado até meados da década de 80, quando surgiram os primeiros satélites GPS. O Sistema Posicionamento Global, popularmente conhecido por GPS (acrônimo do inglês Global Positioning System) é um sistema de posicionamento por satélite americano, utilizado para determinação da posição de um receptor na superfície da Terra ou em órbita. Existem atualmente dois sistemas efetivos de posicionamento por satélite; o GPS americano e o Glonass russo. Também existem mais dois sistemas em implantação, o Galileo europeu e o Compass chinês.

Estação de rastreamento de satélites – Está prevista para segunda quinzena de agosto, a implantação de uma Estação de Referência Ativa de Sistemas Globais de Navegação por Satélite (GNSS), no Campus Uruçuca.  A Estação de Referência Ativa, além de fornecer as coordenadas precisas, coletam as observações dos satélites GNSS (GPS + GLONASS) continuamente e disponibilizam as informações via internet, por 24 horas. Isso possibilita a qualquer usuário, com apenas um receptor realizar o posicionamento relativo.

A Estação atenderá, principalmente, aos alunos dos cursos de Agrimensura e Técnico em Agropecuária com atribuição para atuar no georreferenciamento de imóveis rurais. Também será possível o acesso por todos os profissionais e empresas da região que executam georreferenciamento e topografia. “Com a obrigatoriedade do georreferenciamento do imóvel rural, um imenso campo de trabalho se abriu para tecnólogos em agrimensura, topógrafos, geomensores, cartógrafos e técnicos de nível médio em agrimensura, sem mencionar outros profissionais que também podem se habilitar para tal função, como engenheiros civis, agrônomos e geógrafos”, segundo o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, Vandemberg Salvador.

Promover a inserção dos técnicos egressos do IF Baiano no mercado das geotecnologias – principalmente no setor primário – nas áreas de Georreferenciamento de Imóveis Rurais, Planejamento Ambiental e Agricultura de Precisão é uma das metas da Pró-Reitoria de Pesquisa.

Confira programação do Seminário:

DIA 08/08/2011 – Segunda-feira

Manhã:

08:00h – Palestra de abertura

Tema: Ciência, Técnica e Sustentabilidade

Palestrante: Profº. Dr. Manoel Fernandes de Sousa Neto – USP – São Paulo

Tarde: 14:00h – Palestra

Tema: Pesquisa no IF Baiano – Perspectivas e Possibilidades

Palestrante: Profº. Dr. Vandemberg Salvador de Oliveira – Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação do IF Baiano

DIA 09/08/2011 – Terça-feira

Manhã:

08:00h – Palestra

Tema: Novas tecnologias aplicadas aos métodos de posicionamento GNSS/GPS e topografia.

Palestrante: Equipe ALEZI TEODOLINI

Tarde:

14:00 h – Apresentação dos equipamentos e trabalhos de campo

Palestrante: Equipe ALEZI TEODOLINI

DIA 10/08/2011 – Quarta-feira

Manhã:

10:00h – Palestra:

Tema: Georreferenciamento de imóveis rurais

Palestrante: Profº. Dr. Vandemberg Salvador de Oliveira – Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação do IF Baiano

11:00h – Encerramento

Fonte: www.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Uruçuca

Rua Dr. João Nascimento – S/N – Centro, Uruçuca-Bahia, CEP: 45680-000
Tel.: (71) 99345-7955

Diretor: Josué de Souza Oliveira
E-mail: gabinete@urucuca.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br