Interface entre teoria e prática no estudo de Culturas de Subsistência
Atualizado em 25 de julho de 2011 às 3:42 horas | Publicado em 25 de julho de 2011 às 3:42 horas

O professor do curso de Agropecuária, Jairo Couto, realizou, durante o primeiro semestre, com os alunos do 3º semestre do curso de Agropecuária um trabalho que atrelando teoria e prática com o curso “Sistema de produção teórico-prático”, como parte da disciplina Culturas de Subsistência.

De acordo com o professor, a agricultura de subsistência baseia-se na produção e no consumo dos próprios alimentos, pelas famílias agrícolas e, em caso de excedente, sua comercialização para aquisição de outros gêneros necessários aos seus sustentos.

Como parte do currículo do Curso Técnico de Agropecuária, os alunos do IFBaiano –  Campus Uruçuca – estudam durante um semestre o conteúdo programático da disciplina que aborda desde a origem, a classificação botânica, distribuição geográfica, importância (econômica/social/cultural), sistema de produção, beneficiamento e comercialização até o uso/consumo do milho, feijão e mandioca, culturas largamente produzidas pelo pequeno agricultor.

A metodologia de ensino utilizada pelo professor Jairo Silveira Couto compreende as aulas expositivas/participativas pesquisas bibliográficas e de campo, seminários, visitas técnicas, workshop, dentre outras atividades. As atividades práticas no campo são acompanhadas também pelo mesmo professor com orientações técnicas necessárias na condução dos plantios, auxiliado pelo servidor Valdomiro (Miro).

A conclusão dos estudos no último semestre foi marcada pela realização de um Workshop onde estiveram presentes todos os alunos de Agropecuária (veteranos e novatos), professores, assim como alunos e professores do Colégio Estadual Carneiro Ribeiro do município de Uruçuca.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Uruçuca

Rua Dr. João Nascimento – S/N – Centro, Uruçuca-Bahia, CEP: 45680-000