PROFESSOR DO IF BAIANO CAMPUS URUÇUCA APROVA PROJETO IG CACAU BAHIA
Atualizado em 23 de novembro de 2011 às 17:22 horas | Publicado em 23 de novembro de 2011 às 17:20 horas

No último dia 20 de novembro, servidores, alunos do IF Baiano, bem como toda região, receberam uma excelente notícia do prof. Ms. Durval Libânio, campus Uruçuca. O professor teve o projeto “CACAU CABRUCA BAHIA: HISTÓRIA, ORIGEM E QUALIDADE DE UM PRODUTO LIGADO A MATA ATLÂNTICA” aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), orçado em R$141.000,00.

O mesmo consiste na proteção do chamado Cacau Superior Bahia, ou seja, o cacau produzido na região cacueira e internacionalmente reconhecido por sua qualidade de acordo com padrões internacionais. Além disso, o projeto visa valorizar a produção e conservação dos aspectos histórico-culturais, ambientais, bem como a sua rica literatura e os ativos endógenos representados pela sua forma de cultivo peculiar, pois mantém as árvores da mata Atlântica como sombreamento da lavoura, promovendo a conservação da água, do solo e da biodiversidade. Esse método é denominado “cacau cabruca”.

O trabalho associa a simbologia histórico-cultural do cacau, imortalizada pelas obras de escritores regionais, grande símbolo e patrimônio do Brasil, aos atrativos naturais da região, possibilitando conciliar o desenvolvimento sustentável pela integração da agricultura ao turismo e a conservação do meio ambiente.

Sua importância reside, dentre outros aspectos, na possibilidade de divulgar as oportunidades e potencialidades do reconhecimento da indicação de procedência cacau Bahia, para cacauicultores, sociedade regional e internacional; motivar e envolver os produtores de cacau conhecido como “Superior Bahia” e suas organizações para o reconhecimento da Indicação de Procedência (IP) Cacau Bahia; Delimitar por meios de pesquisas histórico – culturais e de produção, os limites geográficos da Indicação de Procedência (IP) Cacau Bahia. Com isso, o IF Baiano reafirma sua missão de atuar sob as demandas locais urbanas e rurais, tendo-se em vista o desenvolvimento regional.

Além disso, esse trabalho se propõe a organizar associações de produtores e cooperativas para a criação de processos de padronização, rastreabilidade e boas práticas de produção e processamento de Cacau Bahia, divulgar nacional e internacionalmente a cultura e o produtor de cacau da região cacaueira da Bahia, mostrando sua origem, história e qualidade, dentre outros aspectos relacionados à regulamentação, desenvolvimento e divulgação do cacau regional.

A proposta tem a duração de um ano e meio e conta com a participação da Associação dos Produtores de Cacau (APC), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Instituto Cabruca, Comissão do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), Cooperativa Agrícola de Gandu – COOPAG; APC cooperativa agroindustrial de cacau e chocolate – CooperAPC e Cooperativa de Produção Agropecuária Construindo o Sul LTDA – COOPRASUL.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Uruçuca

Rua Dr. João Nascimento – S/N – Centro, Uruçuca-Bahia, CEP: 45680-000