CAMPUS URUÇUCA APROVA PROJETO DE MEIO MILHÃO NO PROGRAMA PARCEIROS VITAE
Atualizado em 2 de dezembro de 2011 às 13:56 horas | Publicado em 2 de dezembro de 2011 às 13:56 horas

Nesta sexta-feira (25) foi divulgado o resultado da seleção do Programa “Parceiros Vitae”. Dentre as onze instituições selecionadas em Concurso Nacional, o projeto “Laboratório Aplicado ao Planejamento do Uso Potencial da Terra”, apresentado pelo Campus Uruçuca, sob a coordenação do professor Dr. Geovane Barbosa do Nascimento, foi aprovado com um orçamento de R$ 495.799,45, dos quais, R$ 188.655,67 serão disponibilizados pela Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT) e demais patrocinadores do Programa “Parceiros Vitae”, sendo que a outra quantia constitui-se como contrapartida do Campus.
Num cenário que demanda crescente utilização sustentável de alimentos, água potável, biocombustíveis e demais recursos naturais, a Educação Profissional, frente às demandas atuais do setor econômico e da sociedade, deve contribuir para o uso racional dos recursos naturais.

Nesse sentido, o Campus Uruçuca, dentre outros aspectos, com seu trabalho de destaque em relação ao estudo dos solos e as geotecnologias contribui para o planejamento de uso potencial da terra associado ao planejamento da paisagem, sendo esse de suma importância para conciliar os fins agrícolas e a conservação do meio ambiente, além de exercer papel interdisciplinar para a gestão ambiental.

Assim, o projeto “Laboratório Aplicado ao Planejamento do Uso Potencial da Terra” tem como objetivos contribuir de maneira interdisciplinar para a melhoria da qualidade do ensino técnico praticado no Campus, disponibilizando para os estudantes, egressos e demais cidadãos conhecimentos e serviços relacionados à pedologia, à geomática e ao trabalho de planejamento de uso potencial das terras.
Com isso, evidencia sua importância para a comunidade escolar e regional no que diz respeito à melhoria da infraestrutura laboratorial, à qual contribuirá, dentre outros benefícios, com a melhoria da qualidade do ensino praticado no Campus, beneficiando diretamente os estudantes dos Cursos Técnicos em Agropecuária e Agrimensura, e indiretamente os Cursos Técnicos de Turismo, Alimentos e Informática Integrado ao Ensino Médio, destacando-se os temas relacionados com o planejamento potencial do uso das terras e/ou utilização de geotecnologias aplicadas. O projeto também é importante para o setor produtivo e sociedade, uma vez que é contemplado o desenvolvimento de ações pró-ativas relacionadas com as diferentes demandas da agropecuária, turismo, engenharia civil e meio ambiente.
O projeto será implementado em 2012 e deverá ser concluído até maio de 2013. O mesmo permitirá a realização de parcerias com diferentes instituições de ensino, pesquisa, extensão e setor produtivo, e cujo objetivo é contribuir com o processo de formação qualificada dos estudantes.
O programa – Em 1996, Vitae – Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social criou o Programa Vitae de Apoio ao Ensino Técnico e Agrotécnico. Em função do encerramento das atividades de Vitae, a FAT – Fundação de Apoio à Tecnologia assumiu a gestão do Programa a partir de 2006. O Programa passou, então, a denominar-se Programa “Parceiros Vitae” de Apoio ao Ensino Técnico e Agrotécnico, contando com o apoio da FAT – Fundação de Apoio à Tecnologia, da Fundação Itaú Social, do Instituto Unibanco, do Banco Itaú-BBA e também da Fundação Lemann de 2002 a 2008 e de Vitae até 2009. O Programa tem contado ainda com o apoio da Fundação José Carvalho, para projetos específicos de unidades de ensino técnicas ou agrotécnicas situadas na região Nordeste do país.
O programa apoia unidades de ensino da rede federal, unidades estaduais, municipais, filantrópicas e comunitárias de todo o país, que ofereçam educação profissional técnica de nível médio na modalidade “habilitação profissional”, nas seguintes áreas profissionais dentre as relacionadas na Resolução CNE/CEB no 04/99: Agropecuária, Construção Civil, Geomática, Indústria, Informática, Meio Ambiente, Mineração, Química, Recursos Pesqueiros, Telecomunicações e Transportes.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Uruçuca

Rua Dr. João Nascimento – S/N – Centro, Uruçuca-Bahia, CEP: 45680-000