Curso de Extensão em Educação Científica e Metodologias para a Iniciação Científica Júnior
Atualizado em 26 de janeiro de 2012 às 0:55 horas | Publicado em 26 de janeiro de 2012 às 0:31 horas

Estarão abertas, no período de 06 a 17 de fevereiro, exclusivamente pela internet, através do preenchimento do formulário eletrônico disponível em: www.ifbaiano.edu.br/femmic, as inscrições para o Curso de Extensão em Educação Científica e Metodologias para a Iniciação Científica Júnior.

O Curso de extensão em Educação Científica e Metodologias para IC Jr é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa em Educação Científica e Popularização das Ciências do IF Baiano Campus Catu que visa fomentar a discussão e a implementação de atividades de pesquisa na educação básica e técnica através da formação continuada de professoresorientadores e do incentivo da pesquisa nas escolas da rede básica e técnica da região.

O curso tem como público-alvo professores e licenciandos que estejam atuando no Ensino Fundamental II (7ª e 8ª Séries), Ensino Médio ou Técnico nas redes pública e privada de ensino. O mesmo está sob a realização do Grupo de Pesquisa em Educação Científica e Popularização das Ciências (GPEC) http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=IW9W708CKT5EMV e coordenação do Núcleo de Extensão do IF Baiano Campus Catu e professores Marcelo Oliveira e Jacson de Jesus.

Por se tratar de um processo pioneiro em nossa região, o IF Baiano oferecerá para professores da rede básica e técnica cursos de formação para orientação de Iniciação Científica Jr, com o objetivo de auxiliar os docentes no processo de condução da iniciação científica dos seus alunos. Os cursos serão gratuitos e discutirão desde a metodologia da pesquisa à redação de resumos expandidos e planos de pesquisa nas áreas de cada professor. O curso está subdivido em áreas específicas, além de um módulo comum voltado para os fundamentos teóricos da educação e da iniciação científica no âmbito do ensino médio. Os interessados deverão inscrever-se no site do evento ou diretamente no campus (NUPE).

As atividades semipresenciais serão subdivididas em duas etapas:

1. Atendimento ao discente (consultoria opcional com os professores do curso);

2. Construção e execução de um plano de pesquisa por alunos do Ensino Básico e/ou técnico, sob orientação do cursista a ser apresentado em forma de pôster pelo aluno orientando na FEMMIC 2012;

O curso será dividido em aulas presenciais e semipresenciais. As aulas presenciais serão dividas em quatro blocos divididos em módulos de 08 horas cada que serão ministradas aos sábados das 08:00 da manhã às 16:20 da tarde, com intervalo de almoço de 11:20 às 13:00h. Após as três primeiras etapas, os cursistas trabalharão, no módulo IV, com oficinas de pesquisa em áreas específicas, a saber:

Química e Microbiologia

Literatura e estudos culturais

História Regional e Local

Eventuais dúvidas poderão ser sanadas por telefone ou pelo e-mail: femmic2012@gmail.com.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Uruçuca

Rua Dr. João Nascimento – S/N – Centro, Uruçuca-Bahia, CEP: 45680-000