IF BAIANO IMPLANTA CENTRO DE PESCA E AQUICULTURA NA BAÍA DE CAMAMU
Atualizado em 18 de maio de 2012 às 11:19 horas | Publicado em 15 de maio de 2012 às 11:18 horas

No dia 02 de maio do corrente ano, foi realizada visita técnica formal de reconhecimento do espaço sede do futuro Centro de Pesca e Aquicultura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano). A visita ocorreu após a assinatura do decreto que autoriza a cessão da área pela instituição. Durante a visita estiveram presentes representantes da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), da reitoria e do campus Uruçuca do IF Baiano que, além do reconhecimento do espaço, discutiram as primeiras estratégias para o uso da área.
A idealização desse espaço se deu em 2009, com a visita do Prof. Edmar Almeida Moraes, Coordenador da Política de Formação Humana na Área de Pesca Marinha e Continental e Aquicultura Familiar, ligada ao Ministério da Educação – MEC e à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC, com intuito de conhecer e verificar as potencialidades da unidade.
O Centro funcionará na antiga área da estação de carcinicultura da CEPLAC, que dispõe de 33 hectares e está situada em Campinhos, distrito de Maraú, inserido na baía de Camamu. O espaço, inaugurado em 1982 tinha como objetivo auxiliar produtores da região a implementar a reprodução e alevinagem (cultivo de camarões na fase juvenil), bem como a produção de camarões.
A mesma, apesar de ter funcionado por pouco tempo, era considerada um centro de referência, segundo Eduardo Lavinsky, Coordenador do Centro de Educação da CEPLAC, dispondo de laboratórios, seis tanques para a criação de camarão, com capacidade para vinte mil litros cada, tanques para a criação de algas, casa de bomba, estação geradora de eletricidade, sala de compressor, dependência administrativa, refeitório, além de quatro residências para funcionários e hospedaria.
Hoje, 25 anos depois, após realização de um levantamento da área e envio de dados para a Secretaria do Patrimônio da União (SPU), o IF Baiano estabeleceu, junto a esse órgão, um acordo, publicado no Diário Oficial dia 29 de março de 2012, que o permite utilizar o espaço, de forma gratuita, pelo período dez anos, renovável enquanto houver o interesse entre as partes.
Com a implantação do Centro de Pesca e Aquicultura, o Instituto Federal Baiano objetiva realizar pesquisas com o intuito de oferecer cursos técnicos nas áreas de pesca e aquicultura, bem como investigar a viabilidade da inserção de novas espécies nativas com potencial comercial na região, desenvolvendo assim, novas tecnologias nessas áreas de estudo e minimizando o impacto ambiental que pode ser causado por espécies introduzidas.
O Centro será coordenado pelo Núcleo de Pesquisa Aplicada à Pesca e Aquicultura Nordeste 05 (NUPA Nordeste 05), que já desenvolve trabalhos de pesquisa e extensão no setor de aquicultura nessa região. Segundo o Coordenador do Centro, Prof. Perimar Moura, a revitalização desse espaço, motivando ações de ensino, pesquisa e extensão, configura-se num importante passo para o desenvolvimento não apenas em âmbito local, mas regional e nacional, visto que através do mesmo pode-se estabelecer o diálogo com instituições parceiras, tais como SEBRAE, Bahia Pesca, CEPLAC, UESC, UFBA, UFRB, IFBA, ORDEM – Organização não Governamental que atua em prol da defesa dos manguezais – dentre outros setores que já desenvolvem ações no setor de pesca e aquicultura.
Participaram da visita, além do Reitor do IF Baiano, Prof. Sebastião Edson Moura, o Vice-reitor, Nilton Santos, o Diretor Administrativo, Gerfson Rocha, a Coordenadora de Obras e Engenharia, Juliana Oliveira Malta, o Diretor do Campus Uruçuca, Prof. Euro Araújo, o Coordenador do NUPA Nordeste 05 e do Centro de Pesca e Aquicultura, Prof. Perimar Moura, bem como os professores integrantes do projeto e do NUPA Nordeste 05, a saber, a veterinária Prof.ª Wanessa Camboim e o biólogo Prof. Joaldo Luz. Representando a CEPLAC estiveram presentes o Coordenador do Centro de Educação da CEPLAC, Eduardo Lavinsky e Eduardo Azevedo Araújo, Coordenador do escritório da CEPLAC de Camamu.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Uruçuca

Rua Dr. João Nascimento – S/N – Centro, Uruçuca-Bahia, CEP: 45680-000