Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
II Seminário sobre Sistemas de Posicionamento por Satélite – GNSS/GPS e Georreferenciamento de Imóveis Rurais
Atualizado em 18 de setembro de 2012 às 12:57 horas | Publicado em 18 de setembro de 2012 às 12:53 horas

Informe pós-greve: Ocorreu, no mês de agosto, o II Seminário de Georreferenciamento, no Campus Uruçuca

Ocorreu, no mês de agosto, do corrente ano, no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano-campus Uruçuca , o II Seminário sobre Sistemas de Posicionamento por Sátelites e Georreferenciamento de Imóveis Rurais, sob a temática: novas tecnologias para mapeamento: o uso de vant-veículos aéreos não tripulados – em topografia. O evento contou com a presença dos alunos de agrimensura do Campus Uruçuca (1º e 3º semestre), dos alunos de agrimensura do Campus Catu (3º semestre), de docentes de ambos os campi, dos palestrantes convidados, representantes do IF Baiano e comunidade local.

O seminário, organizado pelo Pró-reitoria de Extensão (PROEX), em parceria com o Campus Uruçuca, através do curso de Agrimensura, teve dentre seus objetivos, buscar ampliar a visão a respeito das novas tecnologias e técnicas de mapeamento que surgem no mercado nacional e internacional, bem como a necessidade de atualização tecnológica e dinamização do trabalho na área técnica de Agrimensura, assegurando eficiência, agilidade e credibilidade.

Nesse caminho de aprimoramento, os palestrantes trouxeram muitas novidades. Na área técnica, a ênfase maior recaiu sob os Sistemas de Posicionamento por Satélites-GNSS/GPS e na agrimensura legal. A possibilidade de contato com tal tecnologia descortina um caminho pouco conhecido pelos estudantes, mas de suma importância levando-se em consideração que trilhar caminhos pouco explorados podem representar uma grande oportunidade de pioneirismo e crescimento.

Durante o evento, os palestrantes apresentaram as novidades do mercado tecnológico.  O Engenheiro Gabriel Santiago de Melo apresentou o VANT (Veiculo Aéreo Não Tripulado), explicando desde o seu funcionamento de voo até o processamento dos dados coletados. Após explanação, alunos, docentes puderam assistir a uma demonstração acerca do funcionamento do VANT.

O Engenheiro Paulo Borges apresentou diversos aparelhos lançados no mercado que operam usando os métodos de posicionamento GNSS. Também foi apresentado um programa para Automação e criação de planilhas cartográficas pelo Eng. Romulo Magalhães e pelo Prof. Luis Anderson Pires.

Paralelo ao seminário os professores tiveram a oportunidade de participar de um treinamento com o Engenheiro Agrimensor Prof. John Hamilton que mostrou na prática a utilização das novas tecnologias.

Certamente, os participantes do seminário tiveram a oportunidade de ampliar as fronteiras do conhecimento tanto durante as palestras quanto nos intervalos, que possibilitaram uma interação entre os palestrantes e os participantes.

Por Laíse galvão, aluna de Agrimensura 2º Semestre

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Uruçuca

Rua Dr. João Nascimento – S/N – Centro, Uruçuca-Bahia, CEP: 45680-000
Tel.: (71) 99345-7955

Diretor: Josué de Souza Oliveira
E-mail: gabinete@urucuca.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br