Campus Uruçuca sedia I Seminário de discussão do projeto de implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia
Atualizado em 25 de setembro de 2012 às 12:37 horas | Publicado em 25 de setembro de 2012 às 12:22 horas

Campus Uruçuca sedia I Seminário para apresentação da proposta de implantação da Universidade do Sul da Bahia

22/09/2012, 14hs30min

Na última sexta-feira (21) foi realizado o I Seminário de discussão do projeto de implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSBA), no auditório Gregório Bondar, Campus Uruçuca. O evento contou com a participação de representantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Instituto Federal de Educação, ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano).

Inicialmente, houve a composição da mesa com representantes institucionais, a saber, o Prof. Luis Carlos, Assessor especial da UNEB, Joana Guimarães, Membro da Comissão de elaboração do projeto da UFSBA, Fernando Rego, Gabinete da Reitoria da UFBA, Prof. Naomar Almeida, Presidente da Comissão de Criação do projeto da UFSBA, Prof. Elias Lins, Pró-reitoria de Graduação da UESC, Prof. Sebastião Edson Moura, Reitor do IF Baiano, Prof. Euro Araújo, Diretor do Campus e Rosana Mota, Pró-reitora de Ensino do IF Baiano e mediadora do evento.

Na sequência, o presidente da comissão de criação do projeto da UFSBA, Prof. Naomar, iniciou sua explanação acerca da proposta da universidade. A mesma tem como objetivo contribuir com a qualificação e ampliação da formação de mão de obra qualificada para a região, contando com uma estrutura inovadora no país, mas com modelos de sucesso em nível internacional, que prevê a qualificação discente desde o ensino médio, com a criação de colégios universitários até a pós-graduação.

Destacou a grande necessidade de centros de formação em nível superior regionais, haja vista a existência de apenas dois institutos federais e uma universidade para uma demanda de cerca de trezentos mil alunos na região sul baiana. Apresentou ainda os principais problemas vivenciados pelos atuais centros de formação em nível superior, a exemplo da dificuldade de fixação de docentes em regiões mais afastadas, deficiências de infraestrutura, precário funcionamento da cobertura regional e a limitada inclusão de jovens das localidades onde as universidades estão alocadas, dificultando a possibilidade de desenvolvimento local.

Enfatizou que a criação da UFSBA pode alavancar o desenvolvimento da região devido ao seu perfil diferenciado. A Universidade Federal, segundo o presidente, prevê uma oferta de mais de treze mil vagas e contará com a seguinte estrutura: Colégios Universitários localizados em diversas cidades do Sul da Bahia, Bacharelados e Licenciaturas Interdisciplinares, Centros Municipais de Cultura e Tecnologia integrados, utilizando rede digital, cursos EAD e pós-graduação em nível de especialização, mestrado e doutorado.

Os períodos seriam quadrimestrais, em sistema de ciclos, com a possibilidade de sequenciamento do curso em três fases: uma com período de duração mais curto, com período igual ou de duração maior. Ao aluno seria facultada também a possibilidade inicial de montagem de sua grade com disciplinas de diferentes áreas, não necessariamente afins. Citou como exemplo que, nos colégios universitários, um aluno poderia se matricular em disciplinas da área de saúde e de artes, caso estivesse indeciso, até a decisão de qual área seguir, mas que o ingresso posterior em uma das áreas estaria atrelado ao cumprimento de uma carga horária pré-estabelecida.

Quanto ao processo de entrada de alunos e contratação de docentes, o primeiro, a priori, foi pensado a partir de um processo seletivo específico para oriundos de escolas públicas, outro para os demais estudantes e outro através do Sistema de Seleção Unificada (SISU). O segundo a partir de uma metodologia específica de avaliação, possivelmente, a partir de modelos de treinamento com oficinas de trabalho e cadastro de pessoal. De acordo com o professor, a proposta preocupa-se com a criação de uma rede de profissionais em sintonia com o projeto, que possam contribuir com o crescimento da instituição.

Após explanação, o público pode fazer perguntas e sugestões que foram discutidas pelos presentes. O palestrante ressaltou ainda que fóruns de discussão estão sendo realizados nas universidades baianas e que, ao final do ano, haverá um seminário com as colaborações das mesmas que auxiliaram na finalização do projeto de implantação da universidade federal.

Por fim, o grupo de representantes fez uma visita guiada às instalações do campus com o auxílio de alunos e servidores.

Por: ASCOM Campus Uruçuca

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Uruçuca