Campus Uruçuca sedia 9º Congresso de Sistemas Agroflorestais
Atualizado em 8 de outubro de 2012 às 17:14 horas | Publicado em 8 de outubro de 2012 às 13:46 horas

Campus Uruçuca sediou a 2ª reunião da comissão organizadora do 9º Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais.

08/10/2012, às 14:14

Na última quarta-feira (03), o Campus Uruçuca sediou a 2ª reunião da comissão organizadora do 9º Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais, com o objetivo de definir sua temática, as comissões organizadoras, bem como a presidência do evento.

A reunião contou com as presenças de: Marcelo Romano, representante da EMBRAPA CNPF (Centro Nacional de Pesquisa da Mandioca e Fruticultura), Dagoberto dos Santos, Engenheiro Florestal e professor pesquisador da USP, Campus Piracicaba; Thiago Guedes, Secretário Executivo do Instituto Cabruca, Durval Libâneo, professor do Campus Uruçuca e Presidente da Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais, Euro Araújo, Diretor do Campus Uruçuca e a Prof.ª Cinira Araújo, Coordenadora do Curso Superior em Agroecologia do Campus Uruçuca.

O Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais discute aspectos relacionados à pesquisa, políticas públicas, extensão rural, dentre outros assuntos envolvendo Sistemas Agroflerestais. Em 2013, a presidência da organização estará a cargo do IF Baiano, através da Prof. Cinira Araújo. A temática versará sobre: “Políticas Públicas, Educação e Fomação em Sistemas Agroflorestais para a Agricultura Familiar e Sociobiodiversidade”. O prof. Durval Libâneo destacou que esta é a primeira vez que uma instituição de ensino coordena o evento e que o tema educação é trazido à principal pauta de discussão do congresso.

Além da escolha da presidência e temática do evento, destaca-se a escolha do Agrônomo valdo cavalé, Dr. em Educação e Professor do Campus do Litoral da Universidade Federal do Paraná, como palestrante que discutirá, segundo prof. Durval, a interrelação entre sistemas agroflorestais e educação. Uma nova rodada de reuniões agendadas para a cidade de Salvador e contará com a presença das instituições IF baiano, Instituto Cabruca, CEPLAC, USP/ESALQ, EBDA e SEAGRI.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Uruçuca

Rua Dr. João Nascimento – S/N – Centro, Uruçuca-Bahia, CEP: 45680-000