Inscrições abertas para Olimpíada Brasileira de Agropecuária – OBAP 2013
Atualizado em 17 de maio de 2013 às 1:03 horas | Publicado em 17 de maio de 2013 às 1:01 horas

16/05/2013, 21:59,

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) acaba de abrir o período de inscrições para a 3ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária, a OBAP. Poderão participar estudantes dos cursos Técnicos em Agropecuária e demais cursos do Eixo Tecnológico Recursos Naturais, matriculados em Institutos Federais ou demais instituições de ensino que ofereçam tais formações.

Para participar da edição 2013, os interessados devem acessar o endereço  www.ifsuldeminas.edu.br/obap e fazer a inscrição. O prazo para se inscrever vai até 30 de junho.

Como nos anos anteriores, a competição é dividida em três fases, sendo as duas primeiras realizadas virtualmente, com testes de múltipla escolha destinados a avaliar o conhecimento nas áreas de Agricultura e Zootecnia. A última etapa é presencial e ocorrerá no câmpus do IFSULDEMINAS localizado em Machado (MG), nos dias 11 e 12 de outubro. A novidade dessa edição será a realização de uma tarefa prática pelas equipes que se classificarem para a final, além do estudo de caso.

Outras informações sobre as condições de participação, conteúdo programático da prova e premiação podem ser encontrados no site do evento. Realizada pelo IFSULDEMINAS e Embrapa, a OBAP tem o apoio do CNPq, MEC/Setec, Fapemig e Sebrae-MG, além da parceria com a Cooxupé, a Ouro Fino Agronegócios, BASF e Grupo A.

Histórico

Idealizada com o objetivo de incentivar a participação dos discentes de todo país em atividades de iniciação científica, além de promover o desenvolvimento regional e a produção de inovações tecnológicas, a OBAP está em seu terceiro ano de realização e tornou-se referência entre as instituições de ensino técnico do país. Conta atualmente com o apoio de importantes agências de fomento e de empresas de destaque nacional, principalmente no segmento do agronegócio.

As primeiras edições da Olimpíada Brasileira de Agropecuária contaram em média com 380 equipes de 25 Estados da Federação. Alunos oriundos de Institutos Federais, Etecs (Centro Paula Souza), Centros Estaduais e Municipais de Educação Agrícola participaram. As cidades de Pouso Alegre e Muzambinho, onde há unidades do IFSULDEMINAS, sediaram, respectivamente, as edições de 2011 e 2012.

Na fase presencial do ano passado, foram selecionadas as 60 melhores equipes, com critérios pré-definidos para garantir a representatividade de todas regiões do Brasil. Foram premiadas as 15 melhores e os cinco alunos com as maiores notas, além de uma premiação especial à equipe que apresentou o melhor trabalho sobre inovação tecnológica, com o tema “Inovação e Negócio”.

A equipe vencedora da edição de 2011 representou o Brasil na IESO, realizada na Argentina. Já a campeã de 2012 viajará para a Índia, neste ano, para representar o país na 7ª International Earth Science Olympiad (IESO).

Texto: Comunicação IFSULDEMINAS

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Uruçuca