Professora do curso de Guia de Turismo participa do XV ENANPUR, em Recife
Atualizado em 17 de maio de 2013 às 0:41 horas | Publicado em 17 de maio de 2013 às 0:41 horas

O Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional, ocorre de 20 a 24 de maio.

16/05/2013, 21:39,

O Campus Uruçuca informa que a Profª Fernanda Meneses de Miranda Castro (Curso Integrado em Guia de Turismo) participa do XV ENANPUR –  Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional, de 20 a 24 de maio em Recife, onde apresenta trabalho intitulado “URBANIZAÇÃO NEGATIVA E MOBILIDADE SOCIAL: um ensaio sobre os fatores que influenciaram a realidade brasileira”, de sua autoria. Abaixo, segue resumo:

Resumo
A proposta deste ensaio teórico é fazer uma analise preliminar dos fatores que influenciam a urbanização negativa e que afetam a mobilidade social na urbanização desigual no contexto brasileiro, a partir da perspectiva econômica e social. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica onde foram apresentadas as teorias sociais e econômicas que afetam o processo de urbanização e mobilidade social, levando-se em consideração o período anterior à década de 1980 quando a urbanização era considerada positiva e o período posterior à década de 1980, quando a urbanização era considerada negativa. Também foi estudado o papel do Estado e o atual paradigma que estão sendo enfrentados pelo Brasil no seu processo de urbanização. A pesquisa concluiu que para planejar, o Estado terá, necessariamente, que sair de sua atual condição burocrática e usar sua capacidade de comunicação com a sociedade urbana, isto é, reconhecer-se como estrutura de poder historicamente formado e dotado de certa capacidade de agir.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Uruçuca

Rua Dr. João Nascimento – S/N – Centro, Uruçuca-Bahia, CEP: 45680-000