Ação de inserção cultural: Alunos do IF Baiano – Campus Uruçuca vão ao Teatro
Atualizado em 6 de agosto de 2013 às 16:44 horas | Publicado em 6 de agosto de 2013 às 16:44 horas

06/08/2013 às 13h40min

Durante os dias 22 a 25 de julho, mais de 200 alunos do Campus Uruçuca foram a Ilhéus para assistir ao espetáculo “1789”, a mais recente montagem do grupo Teatro Popular de Ilhéus.

Por entender que faz parte da responsabilidade de uma instituição de educação promover ações para formação cultural de seus discentes, o Campus Uruçuca disponibilizou transporte para que seus alunos pudessem assistir à última montagem do premiado grupo baiano.
A montagem trata com muito dinamismo de temas de forte apelo pedagógico, e os docentes Liliana Matos (Artes), Augusto Sá Oliveira (Comunicação e Relações Interpessoais) e Leila Raposo (Literatura) consideraram esta uma oportunidade ímpar de tratar com seus alunos de temas ligados à história regional, preconceito racial, luta de classes, arte, intolerância religiosa e valorização da cultura local, dentre outros.
A articulação entre o Campus Uruçuca e a produção do espetáculo ficou sob a responsabilidade da servidora Iara Colina, que também faz parte do elenco de “1789”.

Sobre o espetáculo:

Em 1789, negros escravizados no Engenho de Santana (atual localidade de Rio do Engenho, povoado pertencente a Ilhéus) se revoltaram por melhores condições de trabalho. Tomaram as ferramentas do Engenho, obrigando a parar a produção de açúcar, mataram os feitores e se refugiaram na mata. O engenho ficou de fogo morto por dois anos, quando os levantados entregaram uma carta de reivindicações ao proprietário do Engenho.
Esse é o mote do espetáculo, que conta com 20 atores em cena e trilha sonora original executada ao vivo. O grupo Teatro Popular de Ilhéus completa agora 18 anos de uma carreira admirável, com reconhecimento nacional e internacional, tendo recebido indicações para prêmios, feito temporadas em outras praças e participado de festivais. Dentre os últimos espetáculos do grupo, destaca-se “O Inspetor Geral – Sai o prefeito, entra o vice”, indicado ao mais conceituado prêmio nacional da área, o Prêmio Shell de Teatro.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Uruçuca

Rua Dr. João Nascimento – S/N – Centro, Uruçuca-Bahia, CEP: 45680-000