O Instituto Federal Baiano Campus Uruçuca participou do 9° Festival Internacional do Chocolate e Cacau, que aconteceu no período de 20 a 23 de julho, no Centro de Convenções de Ilhéus, no sul da Bahia. O Festival é considerado um dos mais importantes eventos de agronegócio, turismo e gastronomia da Bahia e busca apresentar toda a cadeia produtiva do cacau ao chocolate, reunindo os melhores produtores de chocolates de origem do Brasil.
Durante os três dias de evento, servidores e alunos do IF Baiano apresentaram projetos de pesquisa e comercializaram produtos alimentícios fabricados no Campus Uruçuca. O público que visitou o estande do Instituto teve a oportunidade de conhecer e levar para casa produtos como chocolate, doce de leite com massa de cacau, iogurte, entre outros.
Esta foi a quarta vez que o IF Baiano participou do evento, que cresce em número de expositores e visitação ao longo dos anos. “Foi muito positivo e de grande importância estar presente num evento que, hoje, conta com mais de cinquenta marcas de chocolate de alta qualidade produzidas na região, e, assim, mostrar para a região, o Brasil e o mundo os trabalhos de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidos pelos nossos servidores e estudantes”, comentou o Diretor Geral do Campus Uruçuca, Euro Oliveira.
Ainda segundo o diretor, o contato com a comunidade foi bastante positivo e fortalece a visibilidade quanto a relevância do Instituto para a região cacaueira. “Houve uma boa procura dos produtores em conhecer mais o IF Baiano Campus Uruçuca para obter informações sobre o trabalho e realizar parceria para o desenvolvimento de pesquisa e novos produtos na área do cacau e chocolate”, complementou.
Campus Uruçuca no Projeto Turístico Estrada do Cacau
Durante o Festival Internacional do Chocolate e Cacau foi lançado pelo Governo do Estado, o projeto de implantação da Estrada do Chocolate em Ilhéus. O projeto consiste num roteiro que permitirá que turistas conheçam a cultura do cacau e a produção do chocolate, por meio de visitas a fazendas existentes ao longo da BA-262, com sítios históricos, rios, cachoeiras e áreas de preservação ambiental.
O IF Baiano Campus Uruçuca é uma das instituições que farão parte do projeto. De acordo com Euro, a participação se dará com capacitação na área do setor de turismo rural e de base comunitária para as comunidades do entorno da estrada e organização de visitas às fazendas e empreendimentos rurais.
“A ideia do projeto começou em 2013. Participamos da primeira reunião com Secretário Estadual de Turismos, secretários municipais, prefeitos, produtores de cacau e chocolate e do setor de turismo. Foi retomado agora como proposta do governo do estado como projeto de estrada temática que servirá de modelo para outras zonas turísticas”, esclarece.
Ainda segundo o diretor, o campus também irá funcionar como uma base para visitação da reserva de mata atlântica, roça de cacau, fábrica de chocolate e comercialização de produtos da unidade e da agricultura familiar, num equipamento, que será chamado de Armazém do Cacau, chocolate e derivados, utilizando toda a estrutura do campus e dos cursos ofertadas nas áreas de agropecuária, alimentos, guia de turismos, informática, gestão de turismo e agroecologia.
Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br