Campus Uruçuca realiza a I Roda de Conversa com o tema “Narrativas Surdas- enfrentamentos e conquistas”
Atualizado em 10 de abril de 2018 às 12:03 horas | Publicado em 10 de abril de 2018 às 12:03 horas

Realizada no dia 04 de abril no Auditório Gregório Bondar, IF Baiano Campus Uruçuca, a I Roda de Conversa com o tema “Narrativas Surdas- enfrentamentos e conquistas”. O evento contou com a participação da comunidade interna, professores e estudantes dos diversos cursos, ampla participação da comunidade externa de Uruçuca e de municípios adjacentes: pessoas surdas e familiares, representações governamentais e da sociedade civil organizada como as Secretarias Municipais de Uruçuca- Educação, Assistência Social e Saúde- e Associação dos Surdos de Itabuna.

A I Roda de Conversa oportunizou informações pelos próprios Surdos às pessoas não surdas sobre o histórico de dificuldades, enfrentamentos, conquistas e necessidades ainda latentes. O presidente da Associação dos Surdos de Itabuna, Moabe Souza, explanou o tema “A história dos Surdos nas sociedades”. Jeferson Santos, estudante surdo do curso Técnico Subsequente em Alimentos, discorreu sobre sua trajetória educacional. Com grande participação dos presentes, perguntas e considerações da plenária intensificaram momentos de interação e de conhecimentos sobre a Cultura Surda e a Libras.

Esta é uma das ações previstas no Projeto de Extensão “Cidadania Surda: diálogos entre dois mundos”, sob a coordenação da docente de Libras Daniele dos Santos Barreto, submetido ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica de Extensão do IF Baiano (PIBIEX), chamada interna nº 01/2017. O projeto objetiva promover espaços de informações como elemento de empoderamento, debates sobre direitos da pessoa surda e caminhos para efetivá-los.

A II Roda de Conversa, prevista para o dia 17 de maio, às 14:00h, no Salão Paroquial de Uruçuca, discutirá os direitos das pessoas Surdas e trará informações sobre as políticas de inclusão do Município e como acessá-las. Este espaço de debates será encaminhado pelas Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação e Saúde, parceiras do Projeto, contemplará a comunidade surda local e dos arredores. Atualmente, três estudantes surdos estão matriculados em cursos técnicos do campus Uruçuca.

IMG_0172 IMG_0209 IMG_0212 IMG_0236 IMG_0240

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Uruçuca