O nosso aluno da Pós Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos com ênfase em cacau e chocolate, Lucas Moreira Arléo, é proprietário de Fazenda Santa Rita em Ilhéus e cultiva o cacau Cabruca. O aluno participou do 1° Concurso Nacional de Qualidade de Cacau Especial do Brasil e ganhou o prêmio da 5° melhor amêndoa do Brasil na categoria Blend.
Lançado em 17 de setembro de 2018 o concurso contou com a participação de 53 cacauicultores das principais regiões produtoras, como Bahia, Pará e Espírito Santo. A competição foi dividida em 3 etapas e teve como jurados, importantes membros da cadeia produtiva do cacau e chocolatiers consagrados nacionalmente. O resultado foi divulgado no dia 22 de fevereiro, em Ilhéus-BA.
O Concurso é uma iniciativa conjunta da cadeia de cacau apoiada pela Barry Callebaut, Mondelez, Harald, Dengo do Brasil, GrainPro, Instituto Arapyaú, SEBRAE, FAEB e executada pela Centro de Inovação do Cacau em parceria com a CEPLAC, PCTSB e a Câmara Setorial do Cacau do Brasil.
Segundo Cristiano Villela, Diretor-executivo do CIC e presidente do Comitê, o 1º Concurso Nacional de Cacau Especial do Brasil é um marco para a cacauicultura brasileira, incentivando a melhoria da qualidade e da sustentabilidade na produção de cacau especial no Brasil. Nessa edição, a arroba de cacau premiada vai receber 5 mil reais em premiações.
Fonte: www.forumdocacau.com.br
Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br