Aluno surdo do IF Baiano campus Uruçuca inicia seu estágio curricular no Centro de Inovação do Cacau
Atualizado em 17 de abril de 2019 às 16:35 horas | Publicado em 17 de abril de 2019 às 15:51 horas

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas, NAPNE, vem promovendo ações de inclusão que possibilitam o acesso, a permanência e a conclusão com êxito da pessoa com deficiência nos cursos ofertados no IF Baiano. Em mais uma de suas ações, visitou o Centro de Inovação do Cacau (CIC), na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).
Na oportunidade, foi consolidada a parceria de estágio do aluno surdo Robson Conceição Barbosa, estudante do Curso Técnico em Agropecuária do IF Baiano campus Uruçuca.

O CIC é um laboratório dedicado para fazer análises e teste de qualidade de amêndoas de cacau, prestando serviços a produtores de variados portes e mesmo à indústria processadora. A gerente de qualidade do CIC, Adriana Cristina Reis Ferreira, foi muito solícita e sensível à situação, colocando-se à disposição no que fosse preciso para viabilizar o estágio do aluno. Rafael Rosa, chefe do Núcleo de Estágio da Instituição, comemorou mais um estágio firmado com o CIC, que já abriu suas portas para outros alunos do IF Baiano campus Uruçuca.
Sara Oliveira, Tradutora e Intérprete de Libras do IF Baiano campus Uruçuca destacou: “O NAPNE realizou o acompanhamento de Robson durante todo o curso, preparando-o da melhor forma para este momento. Estamos muito felizes com essa abertura que o CIC está proporcionando para o processo de inclusão”. A servidora fará a tradução para o aluno durante o estágio, que iniciou-se no dia 27 de março de 2019.
A professora Ariana Reis, do Curso Técnico em Agropecuária, está bastante satisfeita e confiante: “Robson é um excelente aluno e sempre demonstrou afinidade com a cultura do cacau. Tenho certeza que será de grande importância essa oportunidade para ele exercitar as teorias aprendidas e ter contato com o mercado de trabalho”, disse.

O IF Baiano campus Uruçuca agradece ao Centro de Inovação do Cacau pelo grande incentivo e parceria.

Robson Barbosa, aluno surdo do curso Técnico em Agropecuária na UESC
Robson Barbosa (aluno e estagiário do CIC) e Sara Pereira (Tradutora e Intérprete do IF Baiano campus Uruçuca)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Uruçuca

Rua Dr. João Nascimento – S/N – Centro, Uruçuca-Bahia, CEP: 45680-000