Campus Uruçuca recebe prêmio por projetos inovadores
Atualizado em 4 de setembro de 2019 às 9:02 horas | Publicado em 29 de agosto de 2019 às 13:58 horas

Os projetos foram premiados em 1º e 3º lugares no evento Salão do Empreendedorismo.

Os projetos Inovação da secagem de cacau: barcaça adaptada e Aplicativo CACAUTEC, do IF Baiano Campus Uruçuca, foram premiados em 1º e 3º lugares no evento Salão do Empreendedorismo, promovido pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) do Governo do Estado da Bahia. “Do cacau ao chocolate” foi o tema da primeira edição do Salão do Empreendedorismo, realizado no dia 27 de agosto, no Teatro Candinha Dória, em Itabuna.

Os estudantes que elaboraram as propostas vencedoras foram premiados com cursos sobre Empreendedorismo oferecidos pelo Sebrae. Os dois projetos são fruto da disciplina Gestão Rural do curso de Agropecuária, ministrada pela professora Aline Barros. Alunos das turmas do curso FIC em Empreendedorismo para mulheres agricultoras familiares e artesãs, da disciplina de Gestão Rural e da disciplina Desenvolvimento Territorial participaram do evento.

A aluna do curso FIC em Empreendedorismo para mulheres, promovido pelo IF Baiano, Maria Helena Guimarães, da Associação Só Cacau, foi uma das palestrantes a compartilhar histórias motivadoras de empreendedorismo na agricultura familiar e economia solidária no Salão do Empreendedorismo. Dos diversos produtos que desenvolve, Dona Helena, como é conhecida, inovou ao criar a Cacauela (nutela de cacau). “Dona Helena representa todas as alunas do nosso curso FIC de Empreendedorismo para mulheres, guerreira, criativa e muito humana, ela é um exemplo para todas nós”, comentou a professora Aline Barros.

Para Aline, orientadora dos projetos premiados, o evento e as premiações foram uma grata surpresa. Na sua última aula de Gestão Rural do curso de Agropecuária, pouco antes do evento, ela teve a ideia de trabalhar no conteúdo de empreendedorismo a atividade prática de desenvolver um projeto inovador e quem tivesse interesse poderia ser orientado por ela para concorrer a uma das vagas no desafio promovido durante o evento. Os alunos tiveram interesse e desenvolveram projetos tão bons que se destacaram no Salão do Empreendedorismo.

As propostas foram apresentadas oralmente a todos os presentes no Teatro Candinha Dórea e à banca examinadora composta por: Marcelo de Almeida Leal, representante da Secti; André Brandão, CEO do Me Ajuda Limpeza e Diretor Financeiro Associação Baiana de Startups; Alanna Mazola, CEO do restaurante Ponte Aerea e diretora do Junior Achiviment; Felipe Carvalho, universitário e Diretor da Liga Universitária Empreendedora; e Izabelle Vianinni CEO da Consultoria Financeira Growth e Diretora da Liga Universitária Empreendedora.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Uruçuca

Rua Dr. João Nascimento – S/N – Centro, Uruçuca-Bahia, CEP: 45680-000