Curso promovido pelo IF Baiano Campus Uruçuca estimula empreendedorismo de mulheres no sul da Bahia
Atualizado em 8 de outubro de 2019 às 16:20 horas | Publicado em 8 de outubro de 2019 às 16:13 horas

Por quase um mês, mulheres da região do sul da Bahia descobriram seu potencial para empreender e gerar renda em formação promovida pelo IF Baiano – Campus Uruçuca. O curso “Empreendedorismo para Mulheres” teve sua aula de encerramento no dia 10 de setembro, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da Fetag, em Itabuna.

O curso, iniciado em 13 de agosto e desenvolvido em parceria com a Cesol Litoral Sul, teve a participação de mulheres agricultoras familiares, da economia solidária e de associações de mulheres, à exemplo da Associação de Mulheres Empreendedoras de Buerarema (AMEB). Foram representados, além de Itabuna e Buerarema, os municípios de Camacã, Arataca, Una, Barro Preto, Itapitanga e Ibicaraí.

Segundo a professora e coordenadora do curso, Aline Barros, o Sul da Bahia, possui muitas agricultoras familiares, mulheres artesãs, da economia solidária e micro empreendedoras individuais informais que precisam ter acesso a cursos de empreendedorismo. “Os trabalhos de extensão que o IF Baiano Campus Uruçuca pode ofertar podem melhorar a renda e o protagonismo das mulheres do campo e periferia da zona urbana”.

Para isso, durante o curso, as alunas tiveram a chance de praticar temas abordados em atividades dentro e fora da sala de aula, no seu cotidiano, no trabalho e em feiras e exposições de empreendedorismo e agricultura familiar que aconteceram na região.

“Com o conhecimento passado pela Prof. Aline Barros, acredito que irá transformar muitos sonhos em realidade, pois, a gente precisava despertar para o potencial que temos de ser independentes e donas de nosso próprio negócio”, revelou Neura de Fátima Alcântara, aluna do curso e agricultora familiar da cidade de Una-BA.

A formação também foi uma chance para a aluna e pequena produtora rural de Barro Preto, Maria Paula Santos, perceber o seu potencial como empreendedora: “O curso me ensinou a trabalhar com dedicação e a ficar mais confiante de que eu posso desenvolver meus projetos com galinha caipira – que tanto sonho”.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Uruçuca

Rua Dr. João Nascimento – S/N – Centro, Uruçuca-Bahia, CEP: 45680-000