O Litoral Sul Baiano se prepara para mais uma edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT 2020
Atualizado em 7 de outubro de 2020 às 15:25 horas | Publicado em 7 de outubro de 2020 às 15:16 horas

O IF Baiano – Campus Uruçuca em 2020 vai realizar o seu evento tradicional de abrangência territorial e, também, coordenará a Edição Norte-Nordeste. A IV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Uruçuca, organizada pelo IF Baiano – Campus Uruçuca, acontecerá entre os dias 19 e 24 de outubro, em parceria com escolas e instituições de ensino dos municípios da microrregião. O evento é a união das atividades interdisciplinares de Ensino, Pesquisa e Extensão dos cursos do campus e terá programação diversificada de mesas-redondas, palestras, workshop e minicursos. Já a Semana Territorial de Ciência e Tecnologia Norte e Nordeste, que ocorrerá de 17 a 24/10, englobará atividades de instituições de diversas localidades, tais como: Bahia, Amazonas, Roraima, Acre, Pará, Sergipe, Pernambuco, Alagoas e Maranhão. Na Bahia, já estão confirmadas atividades de instituições de Uruçuca, Ilhéus, Itabuna, Salvador, Barro Preto, Itajuípe, Canavieiras, Camacan e Arataca. As atividades, inteiramente gratuitas, abordarão o tema definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI: “Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira” em áreas como a indústria de alimentos, inclusão, gastronomia e estatística e, devido à pandemia da COVID-1, serão on-line.

Para o professor e coordenador da SNCT de Uruçuca, Josué Oliveira, o tema de 2020 é um meio importante de estímulo e aproximação da comunidade externa para fortalecer a estruturação do Polo de Inovação do IF Baiano – Campus Uruçuca, em parceria com as organizações locais com vistas a aumentar o interesse e a aplicação da Inteligência Artificial nas atividades econômicas e de formação de RH do Território Litoral Sul Baiano. Informações da programação e inscrições disponíveis no site do evento. O evento é a união das atividades interdisciplinares dos cursos do Campus: Técnico em Alimentos, Agrimensura e Agropecuária, Superior Tecnológico em Agroecologia e Turismo, Bacharelado em Engenharia de Alimentos, Técnico Integrado ao Nível Médio em Guia de Turismo e Informática, além das pós-graduações em Ciência e Tecnologia de Alimentos com ênfase em Cacau e Chocolate, Desenvolvimento Regional Sustentável e Educação Científica e Cidadania.

As programações dos eventos visam popularizar o conhecimento científico para públicos diversos (estudantes de escolas municipais e estaduais, estudantes de universidades, estudantes da rede federal de ensino técnico e tecnológico, bem como público em geral), incluindo atividades lúdicas, culturais e de formação, em mostras de processos, protótipos, minicursos, oficinas, palestras, demonstrações de aulas práticas e rodas de conversas.

Um consórcio firmado entre 24 instituições de ensino superior da região Nordeste, entre elas o IF Baiano, foi lançado no dia 28 de setembro. A Rede de Instituições Científicas e Tecnológicas do Nordeste (Rede ICT Nordeste) tem o objetivo de oferecer suporte político e institucional à comunidade científico-tecnológica da Região Nordeste, fortalecendo-a para o enfrentamento da tríplice crise regional (a da pandemia da Covid-19, a socioeconômica e a da estrutural desigualdade regional). É nesse contexto de parceria para o desenvolvimento e a inovação tecnológica que unidades do IF Baiano participam da Semana Territorial Norte-Nordeste. Até o momento, três campi do IF Baiano – Guanambi, Uruçuca e Xique-Xique – irão participar da programação com eventos totalmente online e gratuitos. Confira, no site da Semana Territorial Norte-Nordeste, a programação e as instituições que farão parte dos anais do evento.

Serviço:

IV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Uruçuca

Quando: 19 a 24/10/2020
Inscrições e informações:  https://www.even3.com.br/SNCT2020
Contato para entrevistas: Josué Oliveira (73 98179-9269)

Semana Territorial de Ciência e Tecnologia Norte e Nordeste

Quando: 17 a 24/10/2020
Inscrições e informações:  https://www.even3.com.br/stnn2020/
Contato para entrevistas: Ivan Pereira (73 99156-2578)

Instagram: @ifbaiano_urucuca
Facebook: facebook.com/ifurucuca
Site: https://www.ifbaiano.edu.br/unidades/urucuca

O IF BAIANO – O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) foi criado em 2008 e é uma instituição de ensino médio e superior, focado na Educação Profissional e Tecnológica. Agrega as antigas Escolas Agrotécnicas Federais e as Escolas Médias de Agropecuária Regionais da Ceplac (EMARC) presentes na Bahia. Atualmente, possui 14 campi nos municípios de Catu, Senhor do Bonfim, Santa Inês, Guanambi, Valença, Teixeira de Freitas, Itapetinga, Uruçuca, Bom Jesus da Lapa, Governador Mangabeira e Serrinha, Alagoinhas, Itaberaba e Xique-Xique.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Uruçuca

Rua Dr. João Nascimento – S/N – Centro, Uruçuca-Bahia, CEP: 45680-000