V SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (SNCT) DE URUÇUCA
Atualizado em 8 de agosto de 2022 às 13:08 horas | Publicado em 8 de agosto de 2022 às 13:07 horas

CHEGOU A VEZ DE URUÇUCA!

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o CNPq, é um evento que movimenta Territórios por meio da Semana Territorial de Ciência e Tecnologia (STCT) nos Campi do Sertão da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Uruçuca e Guanambi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IF BAIANO. Nas atividades programadas até setembro, o tema norteador será a “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”.

A STCT Territórios é coordenada pelos professores doutores Maycon Reis (NS Glória – SE), Ivan Pereira (Uruçuca-BA) e Lucas Landim (Guanambi-BA) e integra as Instituições com comunidades e territórios, promovendo conexões com o setor produtivo e, sobretudo, uma oportunidade para estudantes agregarem conhecimento e desenvolverem habilidades.

Em Uruçuca, a V SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (SNCT) DE URUÇUCA, coordenada pelo Professor Dr. Josué Oliveira, ocorrerá no período de 10 a 13/08/2022.

Durante o evento, serão desenvolvidas as seguintes atividades:

• Mostra Científica, com apresentação de trabalhos científicos nas modalidades comunicação oral e pôsteres;
  • Feira de Ciências, com apresentação de trabalhos científicos e protótipos de inovação tecnológica;
  • 2° Encontro Indígena, com Feira de Artesanato e partilha de saberes da comunidade indígena;
  • Ciência Móvel, com o Caminhão da Ciência da UESC;
  • Ação “Portas Abertas”, com a apresentação de espaços acadêmicos para estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

“O IF Baiano – Campus Uruçuca é uma estrutura centenária, já foi Escola de Capatazes, EMARC. Temos muita história, ciência, tecnologia, arte e cultura para popularizar e divulgar” diz Josué Oliveira Diretor Geral do IF Baiano / Uruçuca.

As atividades envolverão, além de Uruçuca, mais 25 municípios: Maraú, Ubaitaba, Itacaré, Aurelino Leal, Itapitanga, Coaraci, Almadina, Floresta Azul, Ibicaraí, Itapé, Itajuípe, Barro Preto/Lomanto Junior, Ilhéus, Itabuna, Buerarema, São José da Vitória, Arataca, Una, Santa Luzia, Canavieiras, Jussari, Itaju do Colônia, Pau Brasil, Camacan e Mascote, que fazem parte do Litoral Sul Baiano.

“O evento é uma oportunidade de mostrar mais sobre as Universidades, Centros de Pesquisa e Institutos Federais para população do nosso Território, além disso estimula a troca de saberes e promove a realização de atividades em Rede com instituições de outros estados”, diz o coordenador da STCT Litoral Sul Baiano Ivan Pereira.

Inscrições de participantes: https://www.even3.com.br/snct2021/

Realização: IF Baiano – Campus Uruçuca