ESCOLAS DO LITORAL SUL BAIANO SE PREPARAM PARA A 19° SNCT
Atualizado em 2 de setembro de 2022 às 15:16 horas | Publicado em 2 de setembro de 2022 às 15:16 horas

Municípios terão atividades de popularização e divulgação da ciência, tecnologia e inovação

Mobilizar a população, principalmente crianças e jovens, com temas e atividades de ciência, cultura e arte, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Esse é o objetivo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida há 19 anos pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), que tem como tema de 2022 “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”.

Para o Diretor Geral do IF Baiano – Campus Uruçuca, precisamos destacar, nesta edição da SNCT, os 100 anos de história de nosso Campus. “O IF Baiano – Campus Uruçuca é uma estrutura centenária, já foi Escola de Capatazes e EMARC. Temos muita história, ciência, tecnologia, arte e cultura para popularizar e divulgar” destaca Josué Oliveira.

Foi pensando em aumentar a capilaridade da SNCT no Território Litoral Sul Baiano, que coordenadores se uniram para executar a STCT, Semana Territorial de Ciência e Tecnologia, que já é realizada há 7 anos no IF Baiano – Campus Uruçuca.

Para Solane Rocha, professora do IF Baiano – Campus Uruçuca, a STCT é o principal evento do Território, pois traz a população de Uruçuca e região para dentro das ICTs. “Incentivos como este do MCTI são de muita relevância, visto que é uma grande oportunidade para se estreitar os laços entre sociedade, meio acadêmico e setor produtivo. Na Microrregião de Uruçuca, teremos a Semana do Empreendedor Rural, uma releitura da tradicional Semana do Fazendeiro, que por muitos anos foi o principal evento da EMARC e da CEPLAC” finaliza a professora.

Além de Solane Rocha e Josué Oliveira, estarão nessa oportunidade da STCT, os principais coordenadores de eventos de popularização da Ciência e Tecnologia da Bahia e Sergipe: Ivan Pereira, Lucas Landim, Danilo Souza e Maycon Reis, que participarão das atividades em Microrregiões do Litoral Sul Baiano.

As atividades da STCT do Litoral Sul Baiano, referente a 2022, começarão em outubro e mais uma vez mobilizarão estudantes, instituições, povos, biomas e municípios, por meio de diferentes atividades. Segundo o professor Ivan Pereira do IF Baiano – Campus Uruçuca, a Semana Nacional é para congregação, comemoração e trocar saberes. “Em nossas atividades congregamos Territórios, pessoas, instituições e empresas. A cada ano aumentamos o número de escolas, chegamos em mais municípios e envolvemos mais comunidades”, conclui Pereira, Coordenador Estadual da SNCT e idealizador da STCT.

Para este ano, a comissão organizadora realizará: Divulgação em rádios e TVs no Litoral Sul Baiano; Evento Cacau para Gerações na escola Municipal Virginia Mars em Barro Preto-Ba; Semana do Empreendedor Rural em Uruçuca; Mesa redonda com os principais coordenadores da STCT na Bahia e Sergipe; III Balcão de Negócios do IF Baiano; Ciência Móvel; Oficinas de estudantes do IF Baiano – Campus Guanambi; Oficinas de estudantes da UFS / Campus Sertão; Laboratórios móveis e Caravanas da Ciência (ciência móvel); NanoFeiras nos municípios e; Atividade Portas abertas nas instituições envolvidas.

Contatos:
intbioinstituto@gmail.com