Famif 2022 abre inscrições para edição presencial
Atualizado em 8 de setembro de 2022 às 11:12 horas | Publicado em 8 de setembro de 2022 às 11:12 horas

Festival de Música e Arte do IF Baiano recebe inscrições gratuitas e on-line entre os dias 26 de agosto e 30 de setembro

O Festival de Música e Arte do IF Baiano (Famif Baiano) está de volta em formato presencial e recebe inscrições gratuitas e on-line entre os dias 26 de agosto e 30 de setembro, através de formulário digital. O tema desta terceira edição é “Viver é uma Arte”, referenciando nossa resistência e resiliência após período pandêmico e diante de todas as dificuldades vivenciadas.

A última edição presencial do Festival foi em 2019, com etapa final realizada em Salvador. Durante a pandemia, por conta das medidas sanitárias, o Famif realizou edição virtual em junho de 2021. Em 2022, o Famif volta a reunir artistas e público ao redor do palco em duas fases: o Festival Interno, realizado em cada unidade do IF Baiano, e o Festival Intercampi que acontecerá no Campus Catu dias 8, 9 e 10 de novembro.

Os participantes concorrem em duas categorias distintas de inscrição: Discente regular e Egresso; e a categoria Servidor e Colaborador terceirizado estagiário. Este ano, serão sete formatos de apresentação: 1) Interpretação musical autoral; 2) Interpretação musical não-autoral; 3) Música Instrumental autoral e não autoral; 4) Declamação de poema/poesia autoral; 5) Teatro, Stand up Comedy e Arte Circense; 6) Dança; e 7) Artes Visuais (pintura, desenho, colagem, fotografia, escultura e gravura). Cada participante pode inscrever até duas apresentações em formatos diferentes.

Para participar, além de preencher o formulário digital é necessário anexar a seguinte documentação:
a) Documento de identificação do(s) participante(s) que contenha foto (RG).
b) Selfie (foto) do rosto do(s) participante(s) ao lado do documento de identificação (RG)
c) Discentes e estagiários(as) com idade menor de 18 (dezoito) anos, devem entregar também o documento de identificação com foto do(a) responsável e a autorização do(a) responsável legal preenchida e assinada (Anexo I).

Como serão as etapas?

Os campi e a reitoria realizarão cada Festival Interno entre 05 e 20 de outubro. Cada apresentação será julgada por banca avaliadora (composta preferencialmente por artistas locais) e terá pontuação máxima de 100 pontos por jurado. Na categoria Discente e Egresso, uma apresentação de cada formato se classificará no Festival Interno do campus. Da mesma forma, acontecerá com a categoria Servidor e Colaborador – terceirizado e estagiário. As melhores apresentações de cada formato serão as que obtiverem maior pontuação, somadas todas as notas finais dos jurados da Banca.

Das 07 (sete) apresentações artísticas de discentes/egressos classificadas no Festival Interno, apenas 03 (três) serão selecionadas para fazer parte da delegação do campus e concorrer no Festival Intercampi no Campus Catu.  E das 07 (sete) apresentações artísticas de servidores/colaboradores classificadas no Festival Interno, apenas 01 (uma) poderá concorrer no Festival Intercampi. Portanto, cada Festival Interno do campus/unidade poderá ter o total de 04 (quatro) apresentações artísticas (além do formato de Artes Visuais) selecionadas para concorrer no Festival Intercampi no Campus Catu, sendo 03 (três) da categoria discente/egresso e 01 (uma) da categoria servidor/colaborador. As apresentações artísticas, de ambas categorias, classificadas no formato de Artes Visuais no Festival Interno estarão automaticamente selecionadas para participar do Festival Intercampi no Campus Catu.

Festival Intercampi poderá premiar até 14 (quatorze) apresentações artísticas como vencedoras do Famif Baiano 2022. Sete em cada categoria de participantes. Além das apresentações, estão previstas oficinas artísticas na programação de três dias da etapa final do Famif em Catu. Nos Festivais, em caso de empate nas apresentações do mesmo Formato, será considerada vencedora a que obtiver maior pontuação nos seguintes critérios de avaliação do seu respectivo barema: cumprimento do tempo; aderência ao tema; e criatividade, nesta ordem.

Para conferir mais detalhes sobre as seletivas do Famif Baiano 2022, acesse o edital. Acompanhe também o perfil no Instagram do Festival, @famifbaiano, e o seu site oficial: famif.ifbaiano.edu.br. Para dúvidas, basta enviar um e-mail para famifbaianodigital@gmail.com.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Uruçuca

Rua Dr. João Nascimento – S/N – Centro, Uruçuca-Bahia, CEP: 45680-000