Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Conheça os projetos que foram destaque no Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Atualizado em 30 de dezembro de 2022 às 9:49 horas | Publicado em 30 de dezembro de 2022 às 9:48 horas

Ao todo, o evento contou com a exposição de 85 projetos de pesquisa e 67 projetos de extensão

Após três dias de intensa programação, o Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão chegou ao fim na quinta-feira, 08, em uma celebração de encerramento que fez o público cantar e dançar ao som do cantor Zé Honório, ex-vocalista da banda FurtaCor.  O encerramento premiou os trabalhos de pesquisa e extensão mais bem avaliados na Mostra de Iniciação Científica (IX MIC) e no Seminário de Extensão, Inovação e Cultura (IV SEIC), e as apresentações que mais se destacaram no III Festival de Arte e Música do IF Baiano – Famif.

Ao todo, o evento contou com a exposição de 85 projetos de pesquisa, 30 deles desenvolvidos fora da instituição; 67 projetos de extensão e 86 apresentações artísticas de poesia, dança, teatro, canto e música instrumental (leia aqui a matéria sobre o Famif). 

Mais de 140 trabalhos foram apresentados durante o Congresso

Os trabalhos que se destacaram foram desenvolvidos em diferentes áreas como Alimentos, Meio Ambiente, Informática, Agrícola, História e Cinema. A pesquisa que levou o primeiro lugar em Iniciação Científica de Nível Médio mapeou a dinâmica espaço-temporal do estresse hídrico na vegetação para o estado da Bahia, utilizando sensoriamento remoto. Ela foi desenvolvida pela aluna do curso técnico integrado em Informática do Campus Uruçuca, Izabelle Garcez Barbosa, sob orientação da docente Alzira Gabrielle Soares Saraiva Souza. 

A aluna explica que a pesquisa tem o intuito de auxiliar na compreensão das tendências da seca na região semiárida e sua relação com o regime de chuvas. “Não tem como controlar a resposta vegetativa, porque é algo característico do bioma, mas com relação população que habita essas regiões, que passam pela seca, existem alguns mecanismos que podem ser adotados pelos governantes locais, como a utilização desses dados para amenizar os efeitos negativos, a partir da instalação de cisternas, por exemplo, e outras intervenções que até já existem”, afirma.

Izabelle ficou feliz e surpresa ao receber o prêmio. “Fiquei muito surpresa! Não que eu não acreditasse no potencial do projeto, mas eu vi tanta gente lá, com tanto projeto legal, que eu esperava no máximo aparecer entre o quinto e terceiro lugar”, conta a aluna. 

Entre as pesquisas de nível superior, a que mais se destacou foi a “Atividade antifúngica de óleos essenciais sobre os agentes causais da doença antracnose na pós-colheita de mamão-papaia”, desenvolvida pelo aluno do Campus Guanambi, Robson de Queiros Domingues, orientado pela professora Aureluci Alves de Aquino. 

“Minha pesquisa trata do teste da eficácia antifúngica  dos óleos essenciais de capim-limão e hortelã-pimenta frente ao fungo causador da doença das atrações na pós-colheita do mamão papaia”, conta Robson. Ele explica que o experimento consistiu em inocular o fungo diretamente nos frutos e aplicar os óleos essenciais logo em seguida. Ao decorrer do tempo do experimento, a pesquisa ia analisando as possíveis manifestações da doença.

Da esquerda para a direita: Izabelle Garcez, Robson Domingues e Caliane de Carvalho recebem prêmios por seus trabalhos

A pesquisa concluiu que o óleo de capim-limão apresentou melhores resultados que o óleo essencial de hortelã, retardando a mudança da coloração do fruto, no processo de amadurecimento, e inibindo o desenvolvimento do fungo no fruto, quando empregado em altas concentrações (0,75 e 1% de óleo). Isso se deu através da formação de um revestimento capaz de reduzir as trocas gasosas, reduzindo a taxa de degradação dos pigmentos do fruto. 

Para o aluno que já acumula uma premiação numa maratona de tecnologia, realizada pelo IF Baiano em 2021, esse prêmio ressalta sua vontade, compromisso e interesse enquanto pesquisador, demonstrando que ele possui competência e curiosidade em aprender e seguir com uma ideia, o que ele espera que possa abrir portas no mercado de trabalho.

Um projeto desenvolvido para ensinar as diferentes formas de propagação de mudas, bem como técnicas de poda em árvores frutíferas e produção de compostos orgânicos para mulheres que fazem parte de uma cooperativa de beneficiamento de frutas, com foco no fornecimento de polpas para escolas municipais, levou o primeiro lugar entre os projetos de extensão desenvolvidos este ano.

A aluna bolsista do projeto, Caliane de Carvalho Santos, do curso de Agronomia do Campus Guanambi acredita que o projeto é de grande relevância, uma vez que a cooperativa  tem dificuldades na aquisição  de matéria prima (no caso, as frutas) para a produção da polpa. A iniciativa ajuda, então, a atender uma demanda municipal. “Com o projeto  as mulheres  puderam aprender  a como produzir  frutos com características  sensoriais  uniformes, considerando o uso de clones permitidos pelos métodos  de propagação. Além  disso, com o uso desta técnica  é  possível  a aquisição  de frutos de maneira  precoce e de procedência conhecida”, explica a aluna. 

Fotos do projeto de extensão, atuando junto à cooperativa de mulheres produtoras de polpas de frutas

Várias outras soluções para problemas locais ou, mesmo de maior escala de aplicação, foram apresentados no Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Confira abaixo a lista dos trabalhos premiados:

Iniciação Científica Nível Médio – PIBIC Médio:

1˚ Colocado

Mapeamento da dinâmica espaço-temporal do estresse hídrico na vegetação para o estado da Bahia, utilizando sensoriamento remoto.

Orientadora: Alzira Gabrielle Soares Saraiva Souza 

Bolsista: Izabelle Garcez Barbosa 

Campus Uruçuca

2˚ Colocado

Potencial do uso de pó de casca de ostra e biocarvão de bucha de dendê na produção de mudas de cravo-da-índia (Syzygium aromaticum L.) no Baixo Sul da Bahia 

Orientadora: Maria Iraildes de Almeida Silva Matias 

Bolsista: Hemanuely dos Santos Batista dos Santos 

Campus Valença

3˚ Colocado

“Nas Margens do Velho Chico”: Levantamento, coleta e catalogação de documentos históricos sobre Xique-Xique/Ba 

Orientador: Thiago Alberto Alves dos Santos 

Bolsista: Kauane Mariano Gonzaga da Silva 

Campus Xique-xique 

4˚ Colocado

“Isso Aqui Já Virou o Chile!”: perspectivas sobre tempo e duração nas representações cinematográficas da Primavera Secundarista 

Orientador: Rodrigo Oliveira Lessa 

Bolsista: Maria de Fátima Argolo Santa Inês 

Campus Alagoinhas

5˚ Colocado

Elaboração de nhoque sem glúten produzido com farinha de arroz e casca de maracujá Orientadora: Andrea Lobo Miranda 

Bolsista: Maria Luíza Lago de Jesus 

Campus Santa Inês

5˚ Colocado

IA paraTod@s: um software para ensino e popularização dos fundamentos da inteligência artificial na educação básica

Orientador: Gilvan Martins Duraes 

Bolsista: Pedro Henrique

Campus Catu 

Iniciação Científica – Graduação – PIBIC SUPERIOR

1˚ Colocado

Campus: Guanambi

Título: Atividade antifungica de óleos essenciais sobre os agentes causais da doença antracnose na pós-colheita de mamão-papaia.

Bolsista: Robson de Queiros Domingues.

Orientadora: Aureluci Alves de Aquino

2˚ Colocado

Campus: Guanambi

Título: Produção de ora-pro-nóbis com uso de biofertilizante e cobertura com moringa em sistema orgânico

Bolsista: Queila Cruz de Souza

Orientadora: Felizarda Viana Bebe

3˚ Colocado

Campus: Teixeira de Freitas

Título: Avaliação da suscetibilidade diferencial de variedades de pitaia ao ataque de insetos-praga: determinação de danos e possíveis causas da suscetibilidade

Bolsista: Sarah Souza Acácio

Orientadora: Júlio Claudio Martins “in memoriam”

4˚ Colocado

Campus: Uruçuca

Título: Qualidade microbiológica de chocolates “bean to bar” produzidos e comercializados nos municípios integrantes da rota turística Estrada do Chocolate

Bolsista: Jaqueline Sandes Anunciação

Orientadora: Elck Almeida Carvalho

4˚ Colocado

Campus: Catu

Título: Monitoramento dos Resíduos Sólidos no Parque Marinho da Cidade Baixa, Salvador, Bahia, Brasil: subsídio a construção do Plano de Manejo

Bolsista: Anna Clara Barbosa Santos

Orientadora: José Rodrigues de Souza Filho

5˚ Colocado

Campus: Valença

Título: Qualidade da água em estuário tropical: Variação sazonal e espacial

Bolsista: Wanessa Gabrielly Silva Pacheco

Orientadora: Patrícia Oliveira dos Santos

Extensão – Graduação – PIBIEX Superior:

1˚ Colocado

Título: Produção de Mudas Frutíferas da Caatinga

Bolsista: Caliene de Carvalho Santos

Orientador: Pedro Ricardo Rocha Marques

Campus Guanambi

2˚ Colocado

Título: Capacitação de pequenos produtores para melhoria da qualidade do leite cru e geração de renda no município de Irajuba – BA

Bolsista: Renata Natiele Silva da Hora

Orientadora: Jessica Bigaski Ribeiro

Campus Santa Inês

3˚ Colocado

Título: Cerrado produtivo: escola, ciência, tecnologia e produção de alimentos agroecológicos no município de Jaborandi – BA

Bolsista: Renata da Silva Carmo

Orientador: Junio Batista Carmo

Campus Bom Jesus da Lapa

4˚ Colocado

Título: Química inclusiva e contextualizada: oficinas de desenho universal de aprendizagem para professores do Ensino Médio

Bolsista: Marcela Alves Magalhães

Orientador: Airam Oliveira Santos

Campus Senhor do Bonfim

5˚ Colocado

Título: O potencial da Aldeia Boca da Mata para a produção e comercialização de sementes de plantas medicinais: uma alternativa ao ecoturismo

Bolsista: Lorrana Raquel Rodrigues Alves

Orientador: Andressa Vieira de Castro

Campus Teixeira de Freitas

Extensão – Ensino Médio – PIBIEX Médio:

1˚ Colocado

Título: Cultivo de umbu gigante: segurança alimentar e geração de renda no território de Irecê

Bolsista: Abigail França Gomes 

Orientador: Marcos Paulo Leite da Silva

Campus Xique-Xique

2˚ Colocado

Título: Somando experiências: qualificação e capacitação ao grupo produtivo “Mulheres em ação”, comunidade Gameleira/Jaguarari – BA

Bolsista: Erica Vanessa da Silva Souza

Orientadora: Livia Tavares Mendes Froes

Campus Senhor do Bonfim

3˚ Colocado

Título: Quintais Produtivos: estratégias de fortalecimento da segurança alimentar local

Bolsista: Weslei de Jesus Santos Santana

Orientador: Jaqueline Araújo Castro

Campus Mangabeira

4˚ Colocado

Título: LG Xique – o Lian Gong como Ginástica Terapêutica para a promoção da saúde da população de Xique-xique

Bolsista: Victoria Karoline Pereira

Orientador: Karine Pettersen

Campus Xique-xique

5˚ Colocado

Título: Entre a Agricultura Tradicional e a Agroecologia: as práticas de agricultoras familiares de três comunidades de Valença –  BA

Bolsista: Ana Carolina Santos

Orientador: Célia Maria Pedrosa

Campus Valença

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Uruçuca

Rua Dr. João Nascimento – S/N – Centro, Uruçuca-Bahia, CEP: 45680-000
Tel.: (71) 99345-7955

Diretor: Josué de Souza Oliveira
E-mail: gabinete@urucuca.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br