II Semana Escolar de Combate à Violência Contra a Mulher
Atualizado em 5 de março de 2024 às 10:30 horas | Publicado em 5 de março de 2024 às 10:30 horas

Geni – Núcleo de Estudos em Gênero e Sexualidade e o NEABI – Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas convidam todos e todas, servidores, colaboradores, estudantes e a comunidade externa, para participar da II Semana Escolar de Combate à Violência Contra a Mulher, que ocorre de 4 a 9 de março de 2024, no campus Uruçuca.

A lei nº 14.164, de 10 de junho de 2021, institui que todas as instituições de ensino de educação básica devem promover a Semana Escolar de Combate à Violência Contra a Mulher. Essa ação tem o objetivo de:

I – contribuir para o conhecimento da Lei Maria da Penha;

II – impulsionar a reflexão crítica entre estudantes, profissionais da educação e comunidade escolar sobre a prevenção e o combate à violência contra a mulher;

III – integrar a comunidade escolar no desenvolvimento de estratégias para o enfrentamento das diversas formas de violência, notadamente contra a mulher;

IV – abordar os mecanismos de assistência à mulher em situação de violência doméstica e familiar, seus instrumentos protetivos e os meios para o registro de denúncias;

V – capacitar educadores e conscientizar a comunidade sobre violência nas relações afetivas;

VI – promover a igualdade entre homens e mulheres, de modo a prevenir e a coibir a violência contra a mulher; e

VII – promover a produção e a distribuição de materiais educativos relativos ao combate da violência contra a mulher nas instituições de ensino.

Essa lei representa um grande avanço, e mostra a importância da educação para o combate a essa e outras formas de violência que estão presentes na sociedade. Quer nos ajudar a construir a Semana de Combate à Violência Contra a Mulher? Se liga na programação e participe das atividades!

06.0313h10
Integrado – Rua Mercedes Baptista
Roda de conversa feminina – Sala 3
Roda de conversa masculina – Sala 5