Seleção para a Pós-Graduação em Educação Científica e Cidadania
Atualizado em 16 de setembro de 2024 às 11:31 horas | Publicado em 13 de junho de 2024 às 14:18 horas

APRESENTAÇÃO

A Pró-Reitora de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IF Baiano, Instituição criada pela Lei n°. 11.892, de 29 de dezembro de 2008, publicada no Diário Oficial da União no dia subsequente, no uso de suas atribuições legais, torna público a seleção de estudantes para provimento de 30 (trinta) vagas no curso de pós-graduação lato sensu em Educação Científica e Cidadania, oferecido no Campus Uruçuca e com ingresso no semestre 2024.2.

Serão ofertadas 30 (trinta) vagas (item 3 do edital).

Período de inscrição: 12/06 a 08/08/24.

O candidato deverá preencher os dados solicitados na ficha de inscrição (Anexo I), transformar em PDF, anexar os documentos descritos no item 4.3 e encaminhar para o e-mail: pos.educ@urucuca.ifbaiano.edu.br, colocando no assunto: Seleção 2024.

Confira o item 4 do Edital.

Para concorrer a uma vaga no processo seletivo de pós-graduação em Educação Científica e Cidadania, os candidatos deverão ser profissionais de nível superior ou estudantes de graduação do último semestre, desde que tenham previsão de conclusão até o início das aulas no curso, que será no segundo semestre de 2024.

A seleção dos candidatos às vagas no Curso de Educação Científica e Cidadania obedecerá às seguintes etapas e critérios:

• I. Homologação das Inscrições (I Etapa), de caráter eliminatório. Serão homologadas apenas as inscrições com documentação completa.
  • II. Análise da carta de intenção (II Etapa), de caráter eliminatório e classificatório. A carta de Intenção, de produção própria do candidato, deverá basear-se nas seguintes diretrizes: Texto com introdução, desenvolvimento e conclusão, em que fiquem claras a formação do candidato, a relação entre a sua área de formação e sua intenção de pesquisa no Programa de Educação Científica e Cidadania, bem como os principais motivos para a escolha do curso.
  • III. Entrevista (Etapa III), de caráter eliminatório e classificatório. O candidato deverá participar de uma entrevista on-line realizada de forma individual por banca constituída por professores do IF Baiano, versando sobre a motivação para escolha do Curso, o perfil acadêmico do candidato, seu conhecimento acerca da temática Educação Científica e Cidadania, desempenho profissional, disponibilidade de tempo para dedicação ao curso.
  • IV. Análise do Currículo lattes (Etapa IV), de caráter classificatório. O currículo deve ser encaminhado no ato da inscrição e será avaliada a experiência profissional e/ou produção acadêmica e científica do candidato.

As etapas totalizam 100 pontos. A seleção considerará o quadro do Barema, que está disposto detalhadamente no edital.

O curso é gratuito, com duração mínima de 13 (treze) meses e ocorrerá na modalidade presencial, com um módulo por mês, totalizando 11 módulos teóricos e práticos de 40 horas cada, e um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a ser apresentado no módulo de Seminário Integrado de Pesquisa. A carga horária total será de 400 horas, distribuídas da seguinte forma:

• Sexta-feira: 07h30 às 12h30 (5 horas/aula) e 13h30 às 18h30 (5 horas/aula).
  • Sábado: 07h30 às 12h30 (5 horas/aula) e 13h30 às 18h30 (5 horas/aula).

Os alunos deverão desenvolver atividades científicas orientadas pelos professores de cada módulo, com prazo máximo de 20 dias para conclusão. Após a conclusão da matriz curricular teórica, os estudantes terão três meses para a entrega e apresentação do TCC.

O curso de Educação Científica e Cidadania contempla três linhas de pesquisa:

1. Educação, Formação de Professores e Iniciação Científica
    • Foco na formação de professores reflexivos e na alfabetização científica, considerando o multiculturalismo e a diversidade nas práticas educacionais.
  2. Educação, Linguagens e Tecnologias
    • Discussão sobre como diferentes linguagens favorecem a aprendizagem e a divulgação de conhecimentos, valorizando identidades e práticas pedagógicas cidadãs.
  3. Educação e Desenvolvimento Local Sustentável
    • Estudo dos fenômenos relacionados à educação e ao desenvolvimento local sustentável, analisando processos educativos e sua correlação com transformações socioeconômicas das comunidades.

Os alunos serão orientados por docentes credenciados ao curso. As aulas ocorrerão no IF Baiano, Campus Uruçuca, podendo também ser realizadas em outros locais previamente planejados. O cronograma das aulas será apresentado na aula inaugural, e as datas dos encontros presenciais poderão sofrer modificações conforme as necessidades do IF Baiano.

Para mais esclarecimentos, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail pos.educ@urucuca.ifbaiano.edu.br, com o assunto “SELEÇÃO 2024”.

EDITAL E DOCUMENTOS

Análise de Currículo