Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
V RENEABI irá promover articulação entre NEABIs e debates sobre educação antirracista no IF Baiano
Atualizado em 22 de maio de 2025 às 9:57 horas | Publicado em 21 de maio de 2025 às 11:10 horas

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) realiza, entre os dias 27 e 29 de maio de 2025, a quinta edição da Reunião dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (RENEABI) e o prazo de submissão de trabalhos acaba de ser prorrogado até o dia 23 de maio. Com o tema “Ensino, Pesquisa e Extensão como instrumentos de cidadania plena e enfrentamento ao racismo”, o evento terá atividades simultâneas em todos os 14 campi da instituição, fortalecendo sua natureza multicampi e articuladora.

Com foco nas políticas afirmativas e no combate às desigualdades étnico-raciais, o RENEABI contará com uma programação diversificada que inclui mesas-redondas, conferências, sessões temáticas, momentos culturais e mais de 40 oficinas distribuídas por todo o estado. As oficinas ocorrerão nos turnos matutino, vespertino e noturno, alcançando desde cursos técnicos até a graduação.

A abertura oficial acontece no dia 27 de maio, na unidade Professor João Batista, em Salvador, com transmissão ao vivo pela TV Bem Baiano. A conferência de abertura será conduzida pela professora Rosane Silva dos Santos, abordando a articulação entre ensino, pesquisa e extensão como instrumentos de uma educação antirracista. No mesmo dia, a mesa-redonda “Panorama das políticas afirmativas étnico-raciais no Brasil” reunirá nomes como a professora Izanete Marques (NEABI/IF Baiano); Iraneide Soares da Silva (ABPN), representante da SECADI/MEC; e o professor Ivo Ferreira do Instituto Steve Biko e do NEABI de Santa Inês.

Outro destaque da programação é a presença de representantes de Neabis de outros institutos federais do Nordeste, que participarão da mesa “A importância dos NEABIs no enfrentamento ao racismo institucional”, no dia 28. À noite, haverá um debate sobre interseccionalidades com representantes do NEABI, NAPNE, GENI, CEVAER e estudantes do IF Baiano.

Todos os campi terão atividades presenciais como oficinas e/ou sessões temáticas. As oficinas são um dos pontos fortes da programação. Alguns exemplos incluem:

  • Santa Inês: “Oficina de criação literária com protagonismo negro”, e oficina de “Literatura de Mulheres Pretas”;
  • Senhor do Bonfim: oficina sobre educação indígena e saberes tradicionais, oficinas sobre educação antirracista e oficina sobre literatura afro-brasileira;
  • Itapetinga: debates sobre racismo estrutural, ancestralidade e ciência negra; sobre matemática e arte indígena; sobre capoeira; relação entre música, ancestralidade, mulheres e resistência; relações étnico-raciais e educação no Brasil; mulheres negras;
  • Teixeira de Freitas: oficinas sobre racismo ambiental; slam e a oficina Existem raças na espécie humana?
  • Xique-Xique: atividades de afroletramento; danças afro-brasileiras, identidade e turbante.
  • Catu: oficinas sobre mobilidade antirracista, capoeira e estética negra;
  • Guanambi: saberes quilombolas e estatística aplicada à justiça racial;
  • Alagoinhas: oficina de Capoeira Angola e Samba Rural com Clayton Alves Santos, João Mateus Nunes Costa e Giulianna Barci Honório; e oficina sobre identificação racial, com Fernanda da Silva Machado.
  • Governador Mangabeira: oficinas sobre a Cartografia Social Enquanto Antirracista; Negritude e autocuidado; Pensamento Ubuntu e o Projeto de Vida da(o) Estudante
  • Itaberaba: oficinas sobre Estética, Identidade e Resistência; Capoeira; Jogos de tabuleiro africanos
  • Serrinha: Reflexões sobre a História do Negro no Brasil; Alma em performance – Encenar para existir; Escrevivências poéticas.
  • Bom Jesus da Lapa: Corpos que Falam: Letramento Racial Crítico e Poéticas da Resistência; Educação antirracista e cidadania: desafios e possibilidades.
  • Uruçuca: Oficina de turbantes; oficina de confecção de Bonecas Abayomi; 

As sessões temáticas multicampi, que ocorrem no dia 29, abordarão temas como racismo institucional, interseccionalidade, inovação para educação antirracista e práticas pedagógicas.

O evento se encerra na tarde do dia 29 com uma mesa final sobre os desafios da educação antirracista na Bahia, reunindo representantes do IF Baiano, do IFBA, da Secretaria Estadual de Educação e da sociedade civil, com mediação da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia. As inscrições estão abertas até 27 de maio de 2025. Os formulários para se inscrever nas oficinas desejadas e sessões temáticas estão disponíveis em:  https://eventos.ifbaiano.edu.br/portal/5-reneabi/inscricao/

Confira a programação do campus Uruçuca

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Uruçuca

Rua Dr. João Nascimento – S/N – Centro, Uruçuca-Bahia, CEP: 45680-000
Tel.: (71) 99345-7955

Diretor: Josué de Souza Oliveira
E-mail: gabinete@urucuca.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br