Na última quinta-feira (31 de julho), o IF Baiano – Campus Uruçuca realizou a celebração do Julho das Pretas 2025, em um evento promovido pelo Grupo de Estudos de Gênero e Sexualidade (GENI) e pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI). A programação reuniu estudantes, servidores(as) e comunidade em um dia repleto de apresentações culturais, momentos de diálogo e valorização da identidade e resistência das mulheres negras.
A abertura contou com apresentações musicais, poesias e performances, seguidas de um momento de direcionamento bibliográfico realizado pela equipe da biblioteca e convidados, apresentando acervos e referências sobre a temática.
Entre os destaques da programação, esteve a Roda de Conversa “O que é ser mulher negra no Campus Uruçuca?”, mediada pela professora Maria Elia, que proporcionou um espaço de escuta e troca de experiências entre servidoras e estudantes. O evento também contou com desfiles, apresentações de teatro, música, performance e poesia, que ressaltaram a força da cultura afro-brasileira.
O Julho das Pretas é uma agenda anual de mobilização social que marca o 25 de Julho – Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, reforçando a luta por igualdade, respeito e valorização das mulheres negras em todos os espaços.
































































































































Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br