Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Estudante do Campus Uruçuca representa o IF Baiano na etapa nacional da ONFIL em outubro
Atualizado em 14 de agosto de 2025 às 14:46 horas | Publicado em 14 de agosto de 2025 às 14:43 horas

Estudante também irá participar da seletiva para a Olimpíada Internacional de Filosofia (IPO).

Dedicação, curiosidade e interesse pela Filosofia renderam ao estudante Eliel Pinheiro, do IF Baiano – Campus Uruçuca, a medalha de prata na fase regional da Olimpíada Nacional de Filosofia (ONFIL). Com esse resultado, o aluno do 3º ano do curso técnico em Informática garantiu vaga na final nacional, que será realizada em outubro, na Universidade Federal de Santa Maria (RS), e classificação para a seletiva da Olimpíada Internacional de Filosofia (International Philosophy Olympiad – IPO).

Além disso, Eliel será contemplado com uma bolsa de Iniciação Científica Júnior, concedida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). “Eu estava muito confiante, mas essas notícias sempre deixam a gente muito feliz e estonteante”, relembra o estudante ao falar sobre o momento em que soube do resultado.

A ONFIL é composta por três fases: a Etapa Escolar, realizada pelas instituições inscritas; a Etapa Regional, que ocorreu em 6 de junho, simultaneamente em todos os estados; e a Etapa Nacional. No Campus Uruçuca, a Etapa Escolar foi conduzida pelo professor de Filosofia, Adelino Ferreira, que também preparou os estudantes para a fase regional, realizada no IFBA – Campus Valença. Além de Eliel, o aluno Luís Henrique representou o campus na competição.

Etapa escolar da ONFIL em Uruçuca

“Entre a etapa escolar e a regional, realizamos reuniões semanais durante um mês para discutir, elaborar e corrigir ensaios”, explica o professor. Esse acompanhamento fez toda a diferença, conforme relata Eliel: “Participar da etapa regional foi tranquilo, porque o professor já tinha preparado a gente”.

A preparação incluiu exercícios práticos com base em provas anteriores, simulando a escolha de temas e a escrita em tempo determinado, seguidos de correção e feedback. Para o professor, a participação dos estudantes na ONFIL oferece a oportunidade de “desenvolvimento de habilidades de escrita, pensamento crítico e de compreensão e argumentação filosófica, tão importantes para o desenvolvimento intelectual dos estudantes”, afirma.

Representantes do Campus Uruçuca na etapa regional da ONFIL: Luís Henrique (à esquerda) e Eliel (à direita).

No ensaio que garantiu sua medalha de prata, Eliel pôde colocar essas habilidades em prática, escrevendo um texto inspirado na obra da autora Sueli Carneiro. “Eu consegui escrever meu texto na maior tranquilidade. O tema do meu ensaio filosófico foi um trecho de uma obra de Sueli Carneiro, que abordava a construção do outro como não ser, ou seja, a construção do negro como não ser, deslegitimando a existência da população negra e desumanizando-a. Achei esse tema muito incrível e, quando vi, pensei: ‘Eu preciso escrever sobre isso’”, relatou o estudante.

Ainda segundo o estudante, o interesse pela Filosofia sempre existiu e, com a escrita filosófica, encontrou uma nova forma de expressão. “Por meio da escrita filosófica e das nuances que a filosofia traz para a gente, eu consigo me expressar de forma mais clara e também me posicionar no mundo por muitas coisas. Então, eu sempre gostei bastante da filosofia e da forma como a gente consegue questionar as coisas, entender e desenvolver a criticidade também”, explicou.

Além disso, para o estudante, a Filosofia dá a oportunidade de criticar construções que já estão internalizadas ou que são superficiais, o que pode ajudar a nos tornar humanos melhores. “Acredito que o que mais me interessa dentro da filosofia é que ela permite que a gente se desenvolva melhor como ser humano. Ela aperfeiçoa cada vez mais nosso senso crítico e nos permite entender ou desacreditar de coisas que são essenciais dentro do meio social”, completa.

Expectativa para a etapa nacional

Com a vaga na etapa nacional garantida, Eliel está confiante para o próximo desafio: “Acredito que chegar até aqui já é uma conquista enorme, principalmente vindo do interior da Bahia e conquistando esse espaço pela escrita de um texto filosófico sobre temas tão relevantes. É maravilhoso servir de voz para que outras pessoas se sintam vistas e empoderadas.”

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Uruçuca

Rua Dr. João Nascimento – S/N – Centro, Uruçuca-Bahia, CEP: 45680-000
Tel.: (71) 99345-7955

Diretor: Josué de Souza Oliveira
E-mail: gabinete@urucuca.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br