Campus Uruçuca realiza abertura do projeto Ciência Itinerante
Atualizado em 5 de setembro de 2013 às 11:31 horas | Publicado em 25 de março de 2013 às 15:58 horas

Campus Uruçuca dá as boas vindas ao Projeto “Ciência Itinerante”. Confira!

25/03/2013, 15:58,

Nos dias 21 e 22 de março, ocorre, no auditório e dependências do Campus Uruçuca, a apresentação do projeto Ciência Itinerante. O projeto foi criado a vinte e um anos, em Catu, a partir da iniciativa do Prof. Euro Araújo e Jackson Araújo que, junto com professores de Catu, sugeriram que os materiais que seriam apresentados numa mostra na cidade de Entre Rios fossem transportados num ônibus. Assim surgiu o “Escola Móvel”, primeiro nome do então Ciência Itinerante. Tempos depois, o projeto cresceu e foi renomeado como “Escola Itinerante”.

Devido à abrangência do projeto e sua característica de difusor de conhecimento não apenas em âmbito escolar, mas para os mais diversos públicos, o programa passou a ser denominado “Ciência Itinerante”, sendo desenvolvido em parceria com a Reitoria. Atualmente, três Campi realizam o “Ciência Itinerante”, a saber, os Campi Catu, Uruçuca e Senhor do Bonfim.

O projeto tem como objetivo a montagem de grupos de estudo permanentes para a socialização do conhecimento através da montagem de stands para a exposição dos trabalhos desenvolvidos nos grupos de estudo.

Os stands seguem uma base comum, observando-se as disciplinas cursadas, e uma base especifica, levando-se em consideração o potencial da região na qual o projeto está sendo desenvolvido.

De acordo com Jackson Araújo, professor de matemática do Campus Catu, o diferencial do programa consiste na possibilidade de participação de alunos do Ensino Médio, desde a pesquisa, até a apresentação e socialização dos trabalhos com o público em geral.

Após a explanação dos dados gerais do programa, alunos monitores do Campus Catu fizeram uma demonstração de experimentos de física, química e robótica com os alunos e servidores de Uruçuca. Na oportunidade, um doa monitores – ex-aluno de Agropecuária e atual aluno do curso de Geologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Ronaldo Martins – frisou a importância do envolvimento de discentes e docentes com o universo da ciência e tecnologia. De acordo com o egresso, o IF Baiano é um instituto de Ciência e Tecnologia que tem na educação um ponto de apoio para o desenvolvimento das potencialidades de alunos, técnicos e professores nas áreas de pesquisa e extensão.

Na sequência, foi apresentada a estrutura e funcionamento do grupo de estudos, com a discussão do processo seletivo, quantidade de integrantes, mínimo de seis, reunião do grupo, discussões teóricas e metodológicas, desenvolvimento de materiais e equipamentos, redação de diário de bordo, construção de pesquisa e apresentação nas feiras. Na sexta-feira, foram discutidas questões relacionadas à seleção de monitores e orçamento do projeto.

O projeto, em Uruçuca, será coordenado pelos professores Vanessa Pamponet e Joaldo Luz. Participaram do evento os professores, técnicos e alunos envolvidos, os coordenadores do Ciência Itinerante do Campus Senhor do Bonfim, prof. Jadson Lima, representantes da PROEX, Mércia Xavier e Cristiane Brito.

Ascom Uruçuca

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Uruçuca