Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Núcleo de Gestão de Tecnologia da Informação – NGTI
Última atualização: 20/10/2025 - 9:15 horas | Data de publicação: 18/07/2022 - 14:11 horas

O Núcleo de Gestão de Tecnologia da Informação (NGTI) é responsável por gerir os recursos e serviços de TI do campus. O setor define diretrizes para garantir a confiabilidade dos serviços prestados, com base nos princípios de segurança da informação.

COMPETÊNCIAS DO NGTI

  • Apoio em Contratações: Prestar apoio técnico em processos de aquisição de bens e serviços de TI, conforme a legislação vigente.

  • Gestão de Documentação: Criar e atualizar documentos que orientam e normatizam o uso e a gestão de TI.

  • Gestão de Infraestrutura: Definir arquiteturas (física e lógica), configurações e estratégias de segurança, alinhadas às regras de negócio e às melhores práticas de gestão de TI.

  • Gestão de Serviços Terceirizados: Atuar na fiscalização técnica de serviços de TI externos, interconectando-os com os serviços internos, notificando incidentes e assegurando o cumprimento dos SLAs (Acordos de Nível de Serviço).

  • Suporte Técnico: Oferecer suporte e orientação aos usuários sobre o uso dos recursos e serviços de TI do campus.

CATÁLOGO DE SERVIÇOS

  • Acesso à Internet: Possibilita que os usuários se conectem à internet por meio da infraestrutura de rede do campus, utilizando computadores institucionais ou dispositivos pessoais.

  • Acesso à VPN: Permite que colaboradores e servidores se conectem de forma segura à rede do campus a partir de locais remotos, usando a internet.

  • Autenticação: Oferece uma identificação exclusiva na rede do campus, permitindo que os usuários acessem recursos e serviços de TI por meio de suas credenciais.

  • Compartilhamento de Arquivos: Permite que os usuários acessem e gerenciem arquivos em pastas compartilhadas na rede do campus.

  • Digitalização via Rede: Permite que os usuários digitalizem documentos diretamente para uma pasta compartilhada na rede, usando impressoras multifuncionais.

  • Impressão via Rede: Viabiliza impressões em impressoras conectadas à rede do campus.

  • Suporte ao Usuário: Assistência técnica para o uso dos recursos e serviços de TI do campus.

DOCUMENTAÇÃO

 

QUADRO TÉCNICO

  • Alan dos Santos Andrade Ferreira – Técnico de TI (removido)

  • Eduardo Santos de Moraes – Analista de TI

  • Miliane Barreto de Oliveira – Técnico de TI

  • Noel Silva Costa – Técnico de Audiovisual (removido)

  • Pedro Paulo Vasconcelos de Medeiros – Técnico de TI

  • Virgílio Pedreira Rodrigues – Técnico de TI (removido)

CANAIS DE COMUNICAÇÃO

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Uruçuca

Rua Dr. João Nascimento – S/N – Centro, Uruçuca-Bahia, CEP: 45680-000
Tel.: (71) 99345-7955

Diretor: Josué de Souza Oliveira
E-mail: gabinete@urucuca.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br