Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano



Pesquisador do IF Baiano campus Uruçuca participa de reunião da Câmara Setorial do Cacau
Atualizado em 22 de setembro de 2026 às 16:22 horas | Publicado em 22 de setembro de 2026 às 9:00 horas

Pesquisador e docente do Instituto Federal Baiano campus Uruçuca, Durval Libânio participou de uma reunião da Câmara Setorial do Cacau, realizada em Barreiras, na Bahia.

Durante o encontro, o pesquisador apresentou uma palestra sobre aspectos da cadeia produtiva do cacau e do chocolate, abordando temas relacionados à produção nas propriedades rurais, qualidade das amêndoas, beneficiamento, fabricação de chocolates e agregação de valor.

Também foram apresentadas possibilidades de desenvolvimento de produtos a partir de coprodutos do cacau, incluindo mel, polpa, casca e cibira, a partir de resultados de pesquisas desenvolvidas na área.

A reunião contou com a participação de produtores, lideranças do setor, pesquisadores e representantes de instituições públicas. Entre os temas discutidos estiveram a integração entre os polos produtivos do Sul e do Oeste da Bahia, cooperativismo, crédito rural, assistência técnica, pesquisa, segurança jurídica e estratégias relacionadas à produção local.

A participação do IF Baiano ocorreu no contexto das atividades de pesquisa e formação desenvolvidas pela instituição e do diálogo com setores relacionados à cadeia produtiva do cacau.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Uruçuca

Rua Dr. João Nascimento – S/N – Centro, Uruçuca-Bahia, CEP: 45680-000
Tel.: (71) 99345-7955

Diretor: João Victor da Silva Santos
E-mail: gabinete@urucuca.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br